A SIGNIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM NARRATIVAS DE ADOLESCENTES MORADORES DA FAVELA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v24i2.47318Palavras-chave:
Análise da Narrativa, Sistemas de Coerência, Identidades, Favela, Violência, Construção de sentidosResumo
O estudo objetiva investigar, à luz da Análise da Narrativa, a forma como um grupo de adolescentes, moradores de favelas do Rio de Janeiro, significa, no discurso narrativo, a violência no contexto social onde vivem. Para tal, serão utilizadas as teorias de sistemas de coerência e identidades sociais. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista. Os dados foram gerados a partir de entrevistas em grupo e a análise privilegia uma abordagem microinteracional e situada do discurso. A partir do exame dos dados, foi possível notar a forma ambígua com que a violência é construída pelos sujeitos da pesquisa.
Palavras-chave: Narrativas. Sistemas de coerência. Identidade. Favela. Violência.
Downloads
Referências
BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. Small stories as a new perspective in narrative and identity analysis. Text & Talk, v. 28, n. 3, p. 377-396, 2008.
BASTOS, L. C. Narrativa e vida cotidiana. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 118-127, 2004.
BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais: uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n. 2, p. 74-87, 2005.
BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A, v. 31, p. 97-126, 2015.
BASTOS, L. C.; SANTOS, W. Introdução: Entrevista, narrativa e pesquisa. In: BASTOS, L. C.; SANTOS, W. (org.). A entrevista na pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2013.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 2005.
BRUNER, J. Acts of meaning: Four Lectures on Mind and Culture. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
BUCHOLTZ, M; HALL, K. Identity and interaction: a sociocultural linguistic approach. Discourse studies, v. 7, 4–5, p. 585-614, 2005.
DE FINA, A.; PERRINO, S. Introduction: Interviews vs. ‘natural’ contexts: A false dilemma. Language in Society, v. 40, p. 1–11, 2011.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
FABRÍCIO, B. F.; BASTOS, L. C. Identidade de grupo: a memória como garantia do nós face ao outro. In: PEREIRA, M. G. D.; BASTOS, C. R. P.; PEREIRA, T. C. (org.). Discursos sócio-culturais em interação: Interfaces entre a narrativa, a conversação e a argumentação: navegando nos contextos da escola, saúde, empresa, mídia, política, gênero e migração. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. p. 39-66.
FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendigem”: redescições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, Parábola Editorial, 2006. p. 45-63.
GARCEZ, W. M. Deixa eu te contar uma coisa: o trabalho sociológico do narrar na conversa cotidiana. In: RIBEIRO, B. T.; LIMA, C. C.; DANTAS, M. T. L. (org.) Narrativa, Identidade e Clínica. Rio de Janeiro: Edições IPUB, 2001.
GARCEZ, P. M.; BULLA, G. S.; LODER, L. L. Práticas de pesquisa microetnográfica: geração, segmentação e transcrição de dados audiovisuais como procedimentos analíticos plenos. DELTA, v. 30, n. 2, p.257-288, 2014.
GOFFMAN, E. Frame Analysis: an essay on the organization of experience. Boston: Harper & Row, 1986.
GOFFMAN, E. A representação do Eu na Vida Cotidiana. 6. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020 [1959].
GUMPERZ, J. Convenções de Contextualização. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org.) Sociolinguística Interacional. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo, Edições Loyola, 2002. p. 149-182
LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. In: LABOV, W. Language in the inner city. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972, p. 354-392.
LESSING, B. As facções cariocas em perspectiva comparativa. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 80, mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0101-33002008000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2020.
LINDE, C. Life stories: the creation of coherence. New York: Oxford University Press, 1993.
MISHLER, E. The analysis of interview-narratives. In: Sarbin (org.) Narrative Psychology: The storied nature of human conduct. New York: Praeger, 1986.
MISSE, M. Sobre a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 371-385, 2008.
MOITA LOPES, L.P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
MOITA LOPES, L.P. Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. A experiência identitária na lógica dos fluxos: uma lente para se entender a vida social. In: MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. (org.) Para além da identidade: fluxos, movimentos e trânsito. Belo Horizonte, UFMG, 2010. p.09-22.
OLIVEIRA, T. Educação e ascensão social: performances narrativas de alunos da rede pública federal na Baixada Fluminense. Tese de doutorado. Letras, PPGL, PUC-Rio. 2012.
RAMPTON, B. Continuidade e mudança nas visões de sociedade em linguística. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, Parábola Editorial, 2006. p. 109-128
SARTI, C. A. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez, 2011.
VELHO, G. A questão social do novo milênio: violência e conflito nas grandes cidades contemporâneas, 2004. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/lab2004/inscricao/pdfs/painel6/GilbertoVelho.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.
ZALUAR, A. A máquina e a revolta. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000 [1985].
ZALUAR, A. M. O contexto social e institucional da violência, 2003. Disponível em: http://www.ims.uerj.br/nupevi/artigos_periodicos.html?keepThis=true&TB_iframe=true&height=500&width=900. Acesso em: 21 ago. 2020.
ZALUAR, A. Um debate disperso: violência e crime no Brasil da democratização. São Paulo em perspectiva, v. 13, n. 3, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.