"Ganhar peso provoca alucinações"

analisando discursivamente a escrita de adolescentes sobre as relações entre corpo, mídia e sociedade

Autores

  • Rubens Prawucki Instituto Federal Catarinense/IFC - Rio do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4433

Palavras-chave:

Análise de Discurso Francesa, Adolescentes, Corpo, Mídia, Sociedade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, através dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa (PÊCHEUX, 2002), como se dá a construção de sentidos sobre as relações entre corpo, mídia e sociedade na escrita de adolescentes estudantes do ensino médio. O que motivou a escrita desses adolescentes foi uma peça publicitária que explora o culto ao corpo, extraída da mídia brasileira contemporânea. As análises mostram que os mecanismos para a produção de sentidos sobre a questão do corpo na escrita dos adolescentes geram efeitos de sentidos muitas vezes contraditórios, resultado dos contextos social, histórico e ideológico também serem marcados por contradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Prawucki, Instituto Federal Catarinense/IFC - Rio do Sul

Professor de Inglês e Português no Instituto Federal Catarinense/IFC - Rio do Sul.

Artigo produzido a partir da tese de doutorado em Letras/Estudos da Linguagem que defendi na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2011).

Downloads

Publicado

2016-06-09

Como Citar

Prawucki, R. (2016). "Ganhar peso provoca alucinações": analisando discursivamente a escrita de adolescentes sobre as relações entre corpo, mídia e sociedade. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(1), 162–174. https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4433

Edição

Seção

Artigos de pesquisa