Questões de semiótica e de gramática em comentários jornalísticos

Autores

  • Carla Teixeira Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4432

Palavras-chave:

Atividade de linguagem, Ação de linguagem, Marcadores autorreferenciais, Comentário

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre o comentário enquanto prática jornalística a partir de um corpus de dezoito textos jornalísticos, etiquetados com os marcadores autorreferenciais opinião e comentário. Conjugando uma análise dos elementos verbais e não verbais, enquadrada pelas abordagens do Interacionismo Sociodiscursivo e da Gramática do Design Visual, considera-se que as imagens indiciam uma ação de linguagem individual decorrente da atividade de linguagem comentar. Para a análise dos elementos verbais do corpus, propõe-se a observação de três aspetos, enunciativos, temporais e de construção da referência, que apontam uma prática de agir de comentário sobre o quotidiano nacional ou político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Teixeira, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL)

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, é doutorada em Linguística do Texto e do Discurso. Tem enquadrado a sua investigação no Interacionismo Sociodiscursivo e escrito artigos sobre o agir, os géneros e os textos (com foco na articulação dos diferentes patamares de análise linguística). No âmbito do projeto CoRUs, Conhecimento, Representação e Uso (UID/LIN/03213/2013), desenvolve investigação com uma bolsa de pós-doutoramento no CLUNL.

Downloads

Publicado

2016-06-09

Como Citar

Teixeira, C. (2016). Questões de semiótica e de gramática em comentários jornalísticos. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(1), 140–161. https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4432

Edição

Seção

Artigos de pesquisa