Variação de usos do clítico "se" na comunidade acadêmica

um estudo descritivo com base na linguística sistêmico-funcional

Autores

  • Fernanda Beatriz Caricari Morais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4429

Palavras-chave:

Artigos científicos, Clítico 'se', Linguagem acadêmica, Linguística Sistêmico-Funcional

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre as construções com o clítico se utilizadas como recurso de impessoalização em artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento. Com base na Linguística Sistêmico-Funcional, as construções encontradas foram analisadas, procurando descrevê-las com base nos contextos em que ocorrem. As ocorrências foram obtidas através do uso de ferramentas computacionais que possibilitam o trabalho com grande número de textos. As análises revelam que os usos do clítico podem ser descritos em três categorias: se em construções médias, se em construções com desfocamento de participante e se em construções agnatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Caricari Morais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras ”“ Inglês/Português pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) sob orientação da Profa. Dra. Leila Barbara. Atualmente é pós-doutoranda do mesmo programa sob a mesma orientação e, também, é professora do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Downloads

Publicado

2016-06-07

Como Citar

Morais, F. B. C. (2016). Variação de usos do clítico "se" na comunidade acadêmica: um estudo descritivo com base na linguística sistêmico-funcional. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(1), 70–100. https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4429

Edição

Seção

Artigos de pesquisa