Um panorama dos estudos sobre o ensino de inglês para Surdos no Brasil
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40996Palavras-chave:
inclusão, ensino de inglês para surdos, revisão bibliográficaResumo
O tema da educação de pessoas surdas e com deficiência auditiva tem ganhado espaço no cenário político, pedagógico e, por consequência, acadêmico. No entanto, há uma aparente lacuna na área de ensino de língua inglesa (LI) para o público surdo. Nesse cenário, o objetivo desse estudo é mapear as pesquisas sobre o ensino de inglês para surdos, em nível de pós-graduação, no Brasil entre os anos de 2005-2020. A partir de uma revisão bibliográfica, foram identificados 13 estudos sobre o tema que, por sua vez, podem ser categorizados em três grandes áreas: 1) identificação e descrição de práticas pedagógicas; 2) experimentos pedagógicos e metodologias de ensino; e 3) políticas e diretrizes para o ensino de LI para surdos
Downloads
Referências
AZEVEDO, C.B; GIROTO, C.R.M. e SANTANA, A .P. O. Produção científica na área da surdez: análise dos artigos publicados na revista brasileira de educação especial no período de 1992 A 20131 1 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000400010 . Revista Brasileira de Educação Especial [online]. 2015, v. 21, n. 4 [Acessado 20 Setembro 2021] , pp. 459-476.
BRASIL. Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei no. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 30 ago. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.665, de 2 de janeiro de 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9665.htm>. Acesso em: 30 ago. 2021.
BRITO, R. C. C. Representações do professor de Língua Inglesa no ensino inclusivo dos alunos surdos. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
CORREA, Leonardo Neves. Políticas Educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de Línguas Estranheiras para alunos Surdos. 2013. 152 páginas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
COURA, F.A. Inglês Na Palma Da Mão: Letramento Crítico E Ensino de Inglês Para Alunos Surdos. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
HENKEMAIER, Priscila Aparecida Moraes. A Ostra Se Abriu: percepções de alunos surdos sobre seu processo de aprendizagem de língua inglesa em um curso a distância' 2014 134 f. Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM Instituição de Ensino: Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFMT
LOPES, J. C. B. Leitura em inglês com surdos: possibilidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
MEDEIROS, T. G. Concepções de professores de inglês e intérpretes diante das políticas educacionais inclusivas e a prática de inglês para alunos surdos. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
MORAES, Antonio Henrique Coutelo de. Descrição de desenvolvimento linguístico em língua inglesa por seis surdos : novos olhares sobre o processo de aquisição de uma língua' 01/01/2012 125 f. Mestrado em Ciências Da Linguagem Instituição de Ensino: Universidade Católica De Pernambuco, Recife Biblioteca Depositária: UNICAP
OLIVEIRA, D. F.A. Professor, tem alguém ficando para trás! As crenças de professores influenciando o ensino/aprendizagem de LE de alunos surdos. Dissertação de Mestrado – UnB, Brasília – DF, 2007.
PEREIRA, K. A. O ensino de língua estrangeira na educação de surdos: recontextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos surdos. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.
RUBIO, A.C.F. Ensino De Língua Estrangeira E Inclusão: Percepções de alunos com surdez ou deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares. Dissertação de Mestrado – São Carlos: UFSCar, 2010.
SILVA, C.M.O. O surdo na escola inclusiva aprendendo uma língua estrangeira (inglês): um desafio para professores e alunos. Dissertação de Mestrado – Brasília DF, UnB, 2005.
SOUZA, A.N. Surdos brasileiros escrevendo em inglês: uma experiência com o ensino comunicativo de línguas. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2008.
SPASIANI, M.V. Ensino de inglês para alunos surdos: materiais didáticos e estratégias de ensino. Programa de Pós-Graduação Em Linguística - Universidade Federal De São Carlos - UFSCAR, 2018, 216 páginas. São Carlos - SP, 2018.
VICTOR, C.F.S. A sala de aula inclusiva na rede pública com alunos surdos: o estudo de caso de um professor de língua inglesa. Dissertação de Mestrado. UFG – Goiânia – GO, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.