Um panorama dos estudos sobre o ensino de inglês para Surdos no Brasil

uma revisão da literatura

Autores

Palavras-chave:

inclusão, ensino de inglês para surdos, revisão bibliográfica

Resumo

O tema da educação de pessoas surdas e com deficiência auditiva tem ganhado espaço no cenário político, pedagógico e, por consequência, acadêmico. No entanto, há uma aparente lacuna na área de ensino de língua inglesa (LI) para o público surdo. Nesse cenário, o objetivo desse estudo é mapear as pesquisas sobre o ensino de inglês para surdos, em nível de pós-graduação, no Brasil entre os anos de 2005-2020. A partir de uma revisão bibliográfica, foram identificados 13 estudos sobre o tema que, por sua vez, podem ser categorizados em três grandes áreas: 1) identificação e descrição de práticas pedagógicas; 2) experimentos pedagógicos e metodologias de ensino; e 3) políticas e diretrizes para o ensino de LI para surdos

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Biografia do Autor

Leonardo Neves Correa, Unimontes

Professor assistente no Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, onde atua como professor e coordenador do curso de Letras - Inglês. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e, atualmente, doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa

Professora Titular da PUC-SP, Vice-Diretora do Centro de Ciências Humanas, integrante do Programa de Estudos Pós Graduados em LAEL da PUC-SP e atualmente é Diretora Adjunta da FAFLICA. Possui Mestrado e Doutorado em Linguística  Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Correa, L. N. ., & Lessa, A. B. C. T. (2021). Um panorama dos estudos sobre o ensino de inglês para Surdos no Brasil: uma revisão da literatura. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 454–466. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/40996

Edição

Seção

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem