Teatro do oprimido e direitos humanos: estratégia pedagógica para a (trans)formação
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40905Palavras-chave:
Direitos Humanos, Multiletramento Engajado, Teatro do Oprimido, Patrimônio VivencialResumo
Nosso objetivo é discutir o Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica para a defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social. Fundamentados no Multiletramento Engajado e em propostas desencapsuladoras, analisamos como o Teatro do Oprimido contribui para a criação de engajamento dos participantes. Para tal, selecionamos episódios de dois projetos para comprender como possibilitar, por meio da criação intencional de eventos dramáticos, o entrelaçamento dos patrimônios vivenciais dos participantes à vivência (perejivanie) de situações de opressão da vida cotidiana. A discussão aponta para a expansão de recursos simbólicos e criação de novas possibilidades de mobilidade e de transformação da realidade.
Downloads
Referências
AMARAL, F. Dessilenciamento em Cadeia Criativa. In: LIBERALI, F. C.; FUGA, V. P. (org.) Cadeia Criativa: teoria e prática em discussão. Campinas, SP: Pontes Editora, 2018.
BOAL, A. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. São Paulo: Editora 34, 2019 [1975].
BOFF, L. Teologia da Libertação no Debate Atual. Petrópolis: Vozes, 1985.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CARRIJO, V.L.S et al. Educação Antirrascista: vivência das brincadas no Multiletramento Engajado. In: LIBERALI, F. C.; CARRIJO, V. L. S. Práticas Insurgentes para romper necroeducação. Pontes: Campinas, 2021. No prelo.
CARVALHO, M. Aulas sobre bullying: um relato de uma cadeia criativa entre as atividades do Programa Digitmed e de uma escola pública. In: LIBERALI, F. C.; FUGA, V. P. (org.). Cadeia Criativa: teoria e prática em discussão. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT) E SEU ANEXO. Declaração de Filadélfia. Disponível em: https://bityli.com/VQnSAn. Acesso em: 27 set. 2021.
ESPINOZA, B. Ética. Trad. TADEU, T. Belo Horizonte: Autêntica, 2009 [1677].
FERNANDES, K. C. Teatro Social dos Afetos. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Departamento de Psicologia Social. Pontifícia Universidade católica de São Paulo, 2019.
FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1970.
GUTIÉRREZ, G. Teología de la liberación. Lima: CEP, 1971.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor IPCA-15. maio de 2021. Disponível em: https://bityli.com/XvA6Yv. Acesso em: 27 set. 2021.
KRENAK, A. O amanhã não está à venda. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2020.
LIBERALI, F. C. Argumentação em contexto escolar. Campinas, SP: Pontes, 2013.
LIBERALI, F. C. Transforming urban education in São Paulo: insights into a critical-collaborative school project. D.E.L.T.A., v. 35, n. 3, 2019a.
LIBERALI, F. C. Argumentação na opressão destrutiva e na colaboração crítica: do cenário político do impeachment ao contexto do Projeto DIGIT-M-ED. In: SZUNDY, P. T. C.; TILIO, R.; MELO, G. C. (org.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas, SP: Pontes, p. 261-296, 2019b.
LIBERALI, F. C. Construir o inédito viável em meio à crise do coronavírus-lições que aprendemos, vivemos e propomos. In LIBERALI et al. (org.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 13-21, 2020a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.