SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS

NOVAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO POLICIAL MILITAR

Autores

  • Daniel Limeira dos Santos Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba
  • Anderson Alves de Souza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4008

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Sistema de Transitividade, Práticas Discursivas, Abordagem Policial

Resumo

Este trabalho analisa a estratégia de construção de uma nova representação do policial militar por meio de novas práticas discursivas, orientadas pelo respeito aos direitos humanos, trazidas para o âmbito da formação dos profissionais de segurança pública através da Matriz Curricular Nacional (MCN). Para isto, são investigados, sob a perspectiva da análise de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), trechos de duas cartilhas sobre abordagem policial. A análise revelou a predominância de processos materiais com os policiais representados na maioria das vezes no papel de Atores com o poder de agir sobre a pessoa abordada. A análise permite constatar a necessidade do discurso dos direitos humanos tanto no âmbito da formação quanto da atuação do policial militar, para que esse poder não se degenere em abuso de autoridade contra o cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Limeira dos Santos, Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba

Mestrado em Gestão em Organizações Aprendentes (UFPB ”“ 2014); Licenciatura em Letras-Inglês (UFPB ”“ 2011). Comandante do Centro de Pós-graduação e Pesquisa da PMPB (Polícia Militar da Paraíba) (2011 a 2012); Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB desde 2015; docente nas disciplinas de Inglês, Ética, Cidadania e Direitos Humanos, nos cursos de Formação de Oficiais da PMPB no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba.

Anderson Alves de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Professor adjunto na Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Departamento de Letras Estrangeiras Modernas ”“ DLEM. Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador Pedagógico do Programa Inglês sem Fronteiras na UFPB desde 2013. Interesse em pesquisas nas áreas de leitura e escrita acadêmica em língua inglesa, análise do discurso e linguística sistêmico-funcional.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Santos, D. L. dos, & Souza, A. A. de. (2016). SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS: NOVAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO POLICIAL MILITAR. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 79–98. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4008

Edição

Seção

Artigos de pesquisa