SIGNOS IDEOLÓGICOS E CONCEITOS AXIOLÓGICOS

UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA LEITURA DE UM ADESIVO OBSCENO

Autores

  • Claudia Priori Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR - Campus de Campo Mourão
  • Adriana Delmira Mendes Polato Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR- Campus de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.3997

Palavras-chave:

Signos ideológicos, Axiologias sociais, Relações de poder, Representações da mulher

Resumo

O trabalho analisa a presença do conteúdo ideológico/axiológico que sustenta a possível leitura de uma materialidade textual imagética, cujo discurso se mobiliza por meio do gênero adesivo automotivo. Trata-se de adesivo produzido para ser fixado, especificamente, ao bocal do tanque para abastecimento de veículos, cujo orifício é representativo da genitália da então presidenta da República, Dilma Rousseff, que aparece de pernas abertas e vestida de vermelho. Assim, descrevemos o funcionamento de aspectos sócio-ideológicos e históricos inerentes à situação imediata e ampla de interação e o modo como se refletem no material utilizado, na forma e no conteúdo do adesivo, concatenando em seu todo acabado valorações sociais fundamentais à constituição de um possível discurso político anti-Dilma, atravessado pela sustentação de um discurso machista e misógino. A baliza teórica à discussão coaduna contribuições da teoria bakhtiniana, da história das mulheres e dos estudos de gênero, esboçando a possibilidade de um trabalho dialógico e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Delmira Mendes Polato, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR- Campus de Campo Mourão

Professora Assistente no Colegiado de Letras da UNESPAR ”“ Campus Campo Mourão. Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Priori, C., & Polato, A. D. M. (2016). SIGNOS IDEOLÓGICOS E CONCEITOS AXIOLÓGICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA LEITURA DE UM ADESIVO OBSCENO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 40–54. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.3997

Edição

Seção

Artigos de pesquisa