RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Ariane Escobar Rossi

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.3989

Resumo

Este trabalho investiga os significados interpessoal, ideacional e textual na linguagem não verbal da página introdutória da unidade de um livro didático (LD) relacionando-a com a linguagem verbal. As imagens foram numeradas e classificadas conforme as categorias da gramática visual de Kress e van Leeuwen (2006). Os resultados mostram que a relação entre os modos verbal e não verbal tem o propósito de chamar a atenção do aluno e antecipar o assunto que será discutido. A linguagem verbal parece ambígua em relação a não verbal, pois não sabemos se é um inglês para todas as etnias ou se sugere um padrão de língua, o que nos leva a crer que há uma visão ideológica em relação à língua inglesa ensinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariane Escobar Rossi

Secretária Executiva Bilíngue na Secretaria de Apoio Internacional - SAI/UFSM e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/UFSM. É licenciada em Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007), Especialista em Metodologias de Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010) e Mestre em Letras - Estudos Linguísticos pela UFSM (2012).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Rossi, A. E. (2016). RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 7–18. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.3989

Edição

Seção

Artigos de pesquisa