Os estudos de Kress em foco

gramática visual, construção de sentidos e design

Autores

  • Walkyria Monte Mor Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i1.37249

Palavras-chave:

Letramento visual, Letramentos críticos, Gramática visual, Construção de sentidos, Design

Resumo

Neste texto, concentro-me nos trabalhos com imagens, retomando pesquisas acadêmicas realizadas e os estudos teóricos referentes aos letramentos visuais que, então, foram introduzidos em algumas das disciplinas dos cursos de Letras das universidades nas quais tive / tenho a oportunidade de desenvolver pesquisas. Para tal, saliento (1) as pesquisas sobre imagens dentro da área de letramentos, priorizando (2) os estudos realizados por Gunter Kress, como um tributo a esse autor e seu legado, nesta publicação dedicada a ele.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Linguísticas. São Paulo: EDUSP, 1996.

FERRAZ, D. M.; MIZAN, S. Visual Culture Through the Looking Glass: vision and re-vision of representation through genealogy and cultural translation. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, p. 1375-1401, 2019.

FERRAZ, D; SILVA, A. C. "Língua e Cultura em Babel: problematizando o Outro" In: FERRAZ, D.; TOMAZI, M. (org.). Línguas, C(c)ultura(s) e Educação Linguística, Curitiba-PR: Editora CRV, 2016.

GEE, J. P. Situated Language and Learning. New York & London: Routledge, 2004.

GEE, J. P. Literacy and Education. London and New York: Routledge, 2015.

GEE, J. P. The Anti-Education Era: Creating Smarter Students Through Digital Learning. New York: Palgrave/MacMillan, 2013.

GEE, J. P.; HAYES, E.R. Language and Learning in the Digital Age. London and New York: Routledge, 2011.

HARTOG, S. ELLIS, J.; Brazil: beyond citizen Kane. Filme, documentário. Direção de S. Hartog, Produção de J. Ellis. BBC, 1992.

KALANTZIS, M.; COPE, B. New Learning: elements of a science of education. Melbourne: Cambridge University Press, 2008.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. New York, Melbourne, Madrid, Capetown: Cambridge University Press, 2012.

KRESS G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images. The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996.

KRESS, G. 2000. Design and Transformation. In: KALANTZIS, M.; COPE, B. (ed.) Multiliteracies. London: Routledge, 2000.

KRESS, G. The New Media Age. London and New York: Routledge, 2003.

KRESS, G. A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London and New York: Routledge, 2010.

KUBRICK, S. Eyes Wide Shut, Filme, Ficção. Direção e Produção do Filme. Warner Bros, 2005.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Changing knowledge and classroom research. Buckingham: Open University Press, 2003.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A New Literacies Reader: Educational perspectives. New York, Washington DC and Baltimore: Peter Lang Publishing, 2013.

LUKE, A.; FREEBODY, P. Shaping the Social Practices of Reading. In Muspratt, S., Luke, A., Freebody, P. (eds) Constructing Critical Literacies. North Bergen: Hampton Press, 1997, p. 185-225.

MIZAN, S.; FERRAZ, D. M. The Postmodern Turn in Prosuming Images: Juxtaposition, Dialogism, and the Supplement in Contemporary Visual Culture. REVISTA X, v. 14, p. 126-150, 2019.

MIZAN, S. A linguagem visual e suas contribuições nas perspectivas críticas de educação linguística. In: PESSOA, R. R., SILVESTRE, V.; MONTE MOR, W. (org.) Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. 1ed. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 225-240.

MONTE MOR, W. Linguagem e Construção da Realidade: outros olhos e outras vozes. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1999.

MONTE MOR, W. Letramentos Críticos e Expansão de Perspectivas: Diálogo sobre Práticas. In: JORDÃO, C., MARTINEZ, J.; MONTE MOR, W. (org.) Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, p. 315-335.

MONTE MOR, W. Reading Dogville in Brazil: image, language and critical literacy. Menezes de Souza, L.M.T. (ed) Language and Intercultural Communication, Special edition: Language, Culture, Multimodality and Dialogic Emergence. London: Multilingual Matters, 2006, p. 124-135.

MONTE MOR, W. Investigating Critical Literacy at the University in Brazil. Critical Literacies. London: www.criticalliteracy.org.uk, 2007a.

MONTE MOR, W. Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, n. 1. Campinas: Ed. IEL/UNICAMP, 2007b.

MONTE MOR, W. Critical literacies, meaning making and new epistemological perspectives, Matices en Lenguas Extranjeras Revista Electronica. Bogota: Universidad Nacional de Colombia, 2009.

MONTE MOR, W.; MORGAN, B. Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? in Revista Interfaces, v. 14, n. 2 (2014): Transnational literacies, 2014, p 16-35. Acesso: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/interfaces

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, p. 60-92, 1996.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. In Cope, B.; Kalantzis, M. (eds) Multiliteracies. Literacy Learning and the Design of Social Futures. London and New York: Routledge, 2000.

SANTAELLA, L. AND NOTH, W. Imagem. Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Ed. Iluminuras, 1998 1ªed; 2015 2ª ed.

SILVA, A. A. C.“As representações sensíveis do ser fílmico, permeadas pela estética da violência e o letramento visual na sala de aula” in Lousada, E. et al. (Orgs). Diálogos brasileiros nos estudos de gêneros textuais/discursivos, Araraquara, Letraria, 2016, p.1087-1100.

SILVA, A. C. “Letramento Crítico (Visual e Racial): Desconstruindo representações unívocas e suas violências”. Dossiê Especial FICCLA. Revista X. Curitiba. Vol 14, n. 5, 2019, p. 168-180.

VON TRIER, L. Dogville. Filme, Ficção. Direção do filme. Suécia: Lions Gate Entertainment. California Filmes, 2003.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Monte Mor, W. (2021). Os estudos de Kress em foco: gramática visual, construção de sentidos e design. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(1), 300–320. https://doi.org/10.26512/les.v22i1.37249

Edição

Seção

Dossiê Estudos em Semiótica Social na América Latina