“Os textos que lemos ou produzimos precisam ser desconstruídos, ‘desfamiliarizados’, entendidos como práticas sociais”

entrevista com Viviane Heberle (UFSC)

Autores

Palavras-chave:

Entrevista, Semiótica Social, Multimodalidade, Identidades, Gunther Kress

Resumo

Na segunda semana de dezembro de 2020, o Prof. Dr. Fábio Alexandre Silva Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entrevistou a Profa. Dra. Viviane Heberle, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por conhecer de perto, na condição de ex-orientando de mestrado e de doutorado, a estreita relação da entrevistada com os estudos em semiótica social e os estudos identitários em sua longa e ilustre carreira acadêmica, esta entrevista aborda as contribuições do nosso homenageado, Prof. Dr. Gunther Kress, para a compreensão acerca das diversas maneiras que textos multimodais criam representações, estabelecem relações e desenham composições reveladoras de traços e marcas identitárias na sociedade contemporânea. Esta entrevista se desenvolveu por meio de trocas de mensagens sequenciais no espaço de uma semana, tanto por e-mail como por celular, configurando, de maneira apropriada para a temática, trocas síncronas e assíncronas em suportes digitais em desafiantes tempos de pandemia. Esperamos que esse diálogo, assim como acontece em nossas relações cotidianas, lhes desperte sentimentos, memórias, aprendizados, questionamentos, novos e/ou renovados interesses, além de ser recebido como um tributo não somente ao inestimável trabalho intelectual de Kress, mas, também, e talvez especialmente, à maneira como conduziu suas relações com seus pares ao longo de sua vida, estimulando genuínas experiências identitárias e ricas trocas intelectuais.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva Bezerra, F. A., & Heberle, V. (2021). “Os textos que lemos ou produzimos precisam ser desconstruídos, ‘desfamiliarizados’, entendidos como práticas sociais”: entrevista com Viviane Heberle (UFSC). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(1), 460–470. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/37078

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