A representação da mulher em uma coleção de livro didático aprovada pelo PNLD de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i1.32411

Palavras-chave:

Livro didático de inglês, Gênero, Formação de professores

Resumo

As reflexões apresentadas neste trabalho são pertinentes ao estudo da linguagem, no que tange ao ensino da língua estrangeira, especificamente ao do inglês. O jovem conectado dispõe de acesso a informações por diversos meios. Ao naturalizar o contato com a realidade, a tecnologia pode mascará-la por disponibilizar várias perspectivas sobre a mulher, que é foco desta investigação. Adotando a concepção de regularidade que ordena o discurso de Foucault (1996), visamos problematizar o projeto imagético-visual representativo da mulher em uma coleção de livros didáticos de língua inglesa aprovada pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Guimarães, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG

Carla Murad, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Docente do Curso de Letras Português-Inglês da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia-MG

Referências

ADICHIE, ChimamandaNgozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ADICHIE, ChimamandaNgozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

ARAUJO, R. D. Gramática Visual: Trazendo à Visibilidade Imagens do Livro Didático de LE. Signum: Estud. Ling., Londrina, n. 14/2, p. 61-84, dez. 2011.

ARRUDA, A. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, novembro/ 2002 Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, novembro/ 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555.pdf>

BERALDO, B. O que é feminilidade? Papéis sociais e o feminismo contemporâneo. In: 4º ENCONTRO DE GT’S - COMUNICON, 2014. Anais... São Paulo: ESPM, 2014

BRASIL. Edital de Convocação 04/2015 ”“ CGPLI, Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2018. Brasílias, DF: Ministério da Educação ”“ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Secretaria de Educação Básica, 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC / SEF, 1998. 174p.

BRASIL. PNLD 2018: apresentação ”guia de livros didáticos“ ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017.

BRASIL. PNLD 2018: inglês ”guia de livros didáticos“ ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CORACINI, M. J. R. F. O Livro Didático nos Discursos da Linguística Aplicada e da Sala de Aula. In: CORACINI, M. J. R. F. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas/SP: Pontes, 1999. p. 17-26a.

CORACINI, M. J. R. F. O Processo de Legitimação do Livro Didático na Escola de Ensino Fundamental e Médio: Uma Questão de Ética. In: CORACINI, M. J. R. F. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas/SP: Pontes, 1999. p. 33-43b.

FOUCAULT, M. A Ordem do discurso. 3a.ed. SP: Edições Loyolla. 1996

O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira - Elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf> Acesso em 10 set. 2019.

MENEZES, Vera; et al. Alive High: Inglês, Ensino Médio. 2ª ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 3 vol.

OLIVEIRA, S. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 47, n. 1, 2008. p. 91-117. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v47n1/v47n1a05.pdf>

PENTEADO, J. M. Uma Reflexão Psicanalítica Sobre o Feminino na Contemporaneidade. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

RAJAGOPALAN, K . O Austin do qual a Linguística não tomou conhecimento e a Linguística com a qual Austin sonhou. In: RAJAGOPALAN, K. (Org.). Cadernos de Estudos Linguísticos. UNICAMP: IEL, v. 30, 1996.p. 105-116.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Vol. 20 (2), jul/dez. 1995, p. 71-99.

SOUZA, D. M. Autoridade, Autoria e Livro Didático. In: CORACINI, M. J. R. F. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. 1ª ed. Campinas/SP: Pontes, 1999. p. 27-31.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva Titoto, L. C., Guimarães Assis da Silva, B. ., Rachid Otavio Murad, C. R., & Nascimento Salgado, R. (2021). A representação da mulher em uma coleção de livro didático aprovada pelo PNLD de língua inglesa. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(1), 147–165. https://doi.org/10.26512/les.v22i1.32411