Cenas de enunciação em práticas discursivas indígenas: protesto do povo guarani na tradição Parkatêjê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i2.29347

Palavras-chave:

Práticas discursivas, Cena de enunciação, Cartaz de protesto, Contexto indígena

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a relação entre duas práticas discursivas em um contexto indígena: a cerimônia de encerramento do luto pelo antigo chefe Parkatêjê e o protesto do povo Guarani, realizado no interior da cerimônia tradicional. Analisamos a cena de enunciação constituída no protesto indígena, a partir do exame de sete cartazes. Como aporte teórico, utilizamos a Análise do Discurso francófona, mobilizando as noções de prática discursiva e cena enunciativa. Verificamos o entrelace das práticas discursivas e a interação das cenas englobante, genérica e cenografia em relação à cena de enunciação no ato de protesto dos índios Guarani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Reis, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA). Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição de Ensino. E-mail: jaqreis108@gmail.com.

Tereza Lopes, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA). Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição de Ensino. Bolsista da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA). E-mail: terezataynacl@gmail.com.

Fátima Pessoa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Estudo Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPA/PPGL).

Marília Ferreira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular do Instituto de Letras e Comunicação, vinculada à Faculdade de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: mariliaferreira1@gmail.com.br.

Referências

FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.

FREITAS, E. C de. Linguagem na atividade de trabalho: éthos discursivo em editoriais de jornal interno de empresa. Revista do Programa de Pós-Graduaçao em Letras da Universidade de Passo Fundo. V. 6, n. 2, p. 170-197, 2010. Disponível em http://seer.upf.br/index.php/rd/article/viewFile/1714/1131. Acesso em: 10 jan. 2018.

JÕPAIPARE, T. K. Me ikwỳ tekjê ri: isto pertence ao meu povo. Marabá, PA: Gknoronha, 2011.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em Análise do discurso. Tradução Freda Indursky. Campinas, SP: Pontes; Editora da Unicamp, 1997.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Tradução Cecília P. de Souza-e-Silva e Délcio Rocha. São Paulo: Cortez, 2001.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. POSSENTI, S.; SOUZA-E-SILVA, M.C. (org.). São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

de Andrade Reis, J., Coutinho Lopes, T. T. ., da Costa Pessoa, F. C. ., & de Oliveira Ferreira, M. de N. (2020). Cenas de enunciação em práticas discursivas indígenas: protesto do povo guarani na tradição Parkatêjê. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(2), 203–218. https://doi.org/10.26512/les.v21i2.29347