Literacy from the trenches of social mobilization
Landless rural learning and the institutionalization identities
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i1.29149Palavras-chave:
Educadores do campo, Leitura e escrita, Movimento social, UniversidadeResumo
Este artigo discute as representações do ato de ler e escrever para educadores rurais, formados em uma universidade no Brasil, que utiliza parcerias com organizações rurais e movimentos sociais sem terra. O escopo teórico concentra-se nos estudos de alfabetização e alfabetização, à luz da perspectiva freireana. As leituras realizadas pelo movimento social à s vezes são semelhantes, mas à s vezes se distanciam das práticas de leitura e escrita da universidade. As entrevistas semiestruturadas realizadas revelaram que seus discursos / representações refletem seu ponto de vista como leitores no contexto do movimento social de base, incorporado a uma posição associada ao discurso institucionalizado. O significado de alfabetização associado ao movimento social e à institucionalização do ensino superior contribui para (re) construções de identidades acadêmicas.
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