Literacy from the trenches of social mobilization

Landless rural learning and the institutionalization identities

Autores

  • sra bezerra
  • Marcos Baltar
  • César Rossatto UTEP

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i1.29149

Palavras-chave:

Educadores do campo, Leitura e escrita, Movimento social, Universidade

Resumo

Este artigo discute as representações do ato de ler e escrever para educadores rurais, formados em uma universidade no Brasil, que utiliza parcerias com organizações rurais e movimentos sociais sem terra. O escopo teórico concentra-se nos estudos de alfabetização e alfabetização, à luz da perspectiva freireana. As leituras realizadas pelo movimento social às vezes são semelhantes, mas às vezes se distanciam das práticas de leitura e escrita da universidade. As entrevistas semiestruturadas realizadas revelaram que seus discursos / representações refletem seu ponto de vista como leitores no contexto do movimento social de base, incorporado a uma posição associada ao discurso institucionalizado. O significado de alfabetização associado ao movimento social e à institucionalização do ensino superior contribui para (re) construções de identidades acadêmicas.

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Biografia do Autor

sra bezerra

 

           

Marcos Baltar

 

     

César Rossatto, UTEP

 

     

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

bezerra, sra, Baltar, M., & Rossatto, C. . (2021). Literacy from the trenches of social mobilization: Landless rural learning and the institutionalization identities. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(1), 166–183. https://doi.org/10.26512/les.v22i1.29149