CASOS DE VIOLÊNCIA VERBAL NO FUTEBOL E NAS REDES DE COMPUTADOR À LUZ DA TEORIA DOS ATOS DE LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i2.28713

Palavras-chave:

Atos de linguagem, Violência Verbal, Face Threatening Acts (FTAs), Face Flattering Acts (FFAs), Impolidez e Polidez linguísticas

Resumo

Este artigo analisa enunciados sobre futebol e sobre a vida de uma celebridade, reproduzidos pela Internet ou produzidos nela, com a finalidade de compreender os mecanismos da injúria e do insulto, bem como a função das circunstâncias em seus modos de expressão. Para tanto, baseia-se na teoria dos atos de fala (Austin e Searle); na teoria da construção e da preservação das faces (Goffman); e nos conceitos de Face Threatening Acts (FTAs) e Face Flattering Acts (FFAs) (Brown e Levinson), estes apontados por Kerbrat-Orecchioni como recicladores dos conceitos de atos de fala que desenvolvem uma nova teoria da polidez e, consequentemente, da impolidez. As práticas de violência verbal por meio de atos de linguagem indiretos ganham força ilocucionária em ambientes virtuais ou reais em que o indivíduo sente-se protegido pelo grupo ou pela sensação de anonimato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Francisco Guaranha, UNISA - Universidade de Santo Amaro / FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Graduado em Letras  pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá, São Paulo (1990), mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor concursado das Faculdades de Tecnologias de São Paulo (FATECs) e professor do Programa de Mestrado em Ciência Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA), São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, literatura brasileira, argumentação, leitura e discurso.

Álvaro Cardoso Gomes, UNISA - Universidade de Santo Amaro / USP - Universidade de São Paulo

Álvaro Cardoso Gomes é Doutor em Letras, Literatura Portuguesa pela USP/SP; Livre-docente pela USP/SP; Pós-doutor em Portugal e nos Estados Unidos. Professor Titular da USP/SP e coordenador do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Referências

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BRASIL. Código Penal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm. Acesso em: 14 de nov. de 2019.
BROWN, P.; LEVINSON. S. C. Politeness Some universals in language usage. New York: Cambridge University Press, 1987.
DIAS, L. Camila Pitanga assume namoro de um ano com a artesã Beatriz Coelho. TvUOL ”“ Universo On-line, 20 de nov. de 2019. Disponível em: <https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/leo-dias/2019/11/11/camila-pitanga-esta-namorando-a-artesa-beatriz-coelho-ha-um-ano.htm>. Acesso em: 14 de nov. de 2019.
GLOBOESPORTE.COM. Segurança do Mineirão é alvo de injúria racial de torcedor após Cruzeiro x Atlético-MG: "Olha sua cor". GloboEsporte.com, Belo Horizonte, 10 de nov. de 2019. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/mg/futebol/noticia/seguranca-do-mineirao-e-alvo-de-injuria-racial-de-torcedor-apos-cruzeiro-x-atletico-mg-olha-sua-cor.ghtml>. Acesso em: 14 de nov. de 2019.
GOFFMAN, E. Ritual de Interação: ensaios do comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2011.
Grande Dicionário Houaiss. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br>. Acesso em: 12/12/2019.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Os Atos de linguagem no discurso: teoria e funcionamento. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Abordagem intercultural da polidez linguística: problemas teóricos e estudo de caso. In: CABRAL, A. L. T.; SEARA, I. R.; GUARANHA, M. F. Descortesia e Cortesia: expressão de culturas. São Paulo: Cortez, 2017.
NETTO, A. V. S. et al. Código penal comentado. São Paulo: Saraiva, 2017.
SEARLE, J. R. Os actos de fala - um ensaio de filosofia a linguagem. Coimbra: Almedina, 1984.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Guaranha, M. F., & Gomes, Álvaro C. (2019). CASOS DE VIOLÊNCIA VERBAL NO FUTEBOL E NAS REDES DE COMPUTADOR À LUZ DA TEORIA DOS ATOS DE LINGUAGEM. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(especial), 134–149. https://doi.org/10.26512/les.v20i2.28713

Edição

Seção

Dossiê Estudos sobre Polidez