UMA ECO-FILOSOFIA-LINGUÍSTICA: A RELAÇÃO POVOLÍNGUA- TERRITÓRIO NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE PROPRIEDADE

Autores

  • Samuel de Sousa Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elza K. N. N. do Couto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22224

Palavras-chave:

Propriedade. Ecossistema fundamental da língua. Território.

Resumo

Nesse trabalho pretendemos demonstrar que a relação de um povo com o seu meio ambiente é fundamental na formação do conceito de propriedade/posse. Comunidades que mantêm relação mais direta com seu meio naturaltêm, tendencialamente, uma ideia de propriedade mais fluida. Nesse caso, o conceito de “posse coletiva” é mais comum do que o de “posse individual”. Em comunidades em que essa relação é mais mediada pela cultura ocorre o inverso, e “o meu” prepondera sobre “o nosso”. Para os fins deste ensaio faremos a análise dos termos linguísticos utilizados para marcar a ideia de posse relativa a plantas, animais e terra em duas culturas distintas: uma representando comunidades que mantêm relação direta com o meio, os indígenas Xerente Akwén, outra representando toda a nossa cultura ocidental. Nesse caso analisaremos alguns termos da Bíblia, tendo como pressuposto que nossa cultura tem por base duas outras, a judaico-cristã ea grega, sendo que a bíblia hebraica representaria uma dessas bases.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Sousa Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em Filosofia. Estudante do curso de Letras da UFMG. Membro pesquisador do NELIM ”“ Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário.

Elza K. N. N. do Couto, Universidade Federal de Goiás

Doutorado e Mestrado em Linguístic na PUC-SP. Professora de Linguística da UFG. Fundadora do NELIM ”“ Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário, na UFG onde atua como docente na Graduação e na Pós-Graduação.

Referências

BÃBLIA SAGRADA. Edição revista e Atualizada. Tradução: João ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil.

BRAGGIO, Silvia Lucia Bigonjal. Os xerente akwen, os animais e as plantas: uma revisita aos inalienáveis com a semântica da gramática. Signótica v. 23, n. 2, p. 439-458, jul./dez. 2011.

COUTO, Hildo Honório do. Ecolingüística. Estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus Editora. 2007.

HARRIS, R. Laird (org). Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Vida Nova. SP. 1998.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos. Vozes. Petrópolis. RJ. 2001.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

Silva, S. de S., & Couto, E. K. N. N. do. (2016). UMA ECO-FILOSOFIA-LINGUÍSTICA: A RELAÇÃO POVOLÍNGUA- TERRITÓRIO NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE PROPRIEDADE. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14(1), 117–129. https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22224

Edição

Seção

Artigos de pesquisa