UMA ECO-FILOSOFIA-LINGUÍSTICA: A RELAÇÃO POVOLÍNGUA- TERRITÓRIO NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE PROPRIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22224Palavras-chave:
Propriedade. Ecossistema fundamental da língua. Território.Resumo
Nesse trabalho pretendemos demonstrar que a relação de um povo com o seu meio ambiente é fundamental na formação do conceito de propriedade/posse. Comunidades que mantêm relação mais direta com seu meio naturaltêm, tendencialamente, uma ideia de propriedade mais fluida. Nesse caso, o conceito de “posse coletiva” é mais comum do que o de “posse individual”. Em comunidades em que essa relação é mais mediada pela cultura ocorre o inverso, e “o meu” prepondera sobre “o nosso”. Para os fins deste ensaio faremos a análise dos termos linguísticos utilizados para marcar a ideia de posse relativa a plantas, animais e terra em duas culturas distintas: uma representando comunidades que mantêm relação direta com o meio, os indígenas Xerente Akwén, outra representando toda a nossa cultura ocidental. Nesse caso analisaremos alguns termos da Bíblia, tendo como pressuposto que nossa cultura tem por base duas outras, a judaico-cristã ea grega, sendo que a bíblia hebraica representaria uma dessas bases.Downloads
Referências
BÃBLIA SAGRADA. Edição revista e Atualizada. Tradução: João ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil.
BRAGGIO, Silvia Lucia Bigonjal. Os xerente akwen, os animais e as plantas: uma revisita aos inalienáveis com a semântica da gramática. Signótica v. 23, n. 2, p. 439-458, jul./dez. 2011.
COUTO, Hildo Honório do. Ecolingüística. Estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus Editora. 2007.
HARRIS, R. Laird (org). Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Vida Nova. SP. 1998.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos. Vozes. Petrópolis. RJ. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.