O REI DE ESPANHA FOI CAÇAR ELEFANTES: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO EVENTO NOS MEDIA PORTUGUESES

Autores

  • Rui Ramos Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22186

Palavras-chave:

Ambientalismo. Media. D. Juan Carlos.

Resumo

Durante uma caçada aos elefantes, no Botswana, o que o obrigou a um regresso e a uma intervenção cirúrgica urgente. Este facto foi transformado em evento mediático pela imprensa portuguesa, que o manteve na esfera pública durante vários dias, conferindo-lhe um determinado contorno, parcialmente determinado por um interdiscurso ambiental que condena veementemente a morte de animais em vias de extinção e promove a sua preservação. Através do discurso público, os media têm o poder de moldar a percepção dos factos e configuram a realidade, e o ambientalismo, ou o discurso sobre o meio ambiente, é um dos discursos dominantes na esfera pública; por isso, é academicamente pertinente e socialmente útil desenvolver uma análise atenta ao tratamento mediático desses factos, isto é, qual desenho dos factos foi oferecido à opinião pública portuguesa. Para tal, este estudo recorre aos princípios teóricos e metodológicos da análise do discurso, identificando a construção de frames, o repertório interpretativo e os aspetos enunciativos mais salientes identificáveis em artigos de imprensa publicados em quatro jornais diários e dois semanários nas edições de 15 a 22 de abril de 2012.

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Biografia do Autor

Rui Ramos, Universidade do Minho

Doutor em Linguística, docente do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal), onde leciona unidades curriculares ao nível da licenciatura, do mestrado e do doutoramento. Mais informações em http://ruiramos.do.sapo.pt

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Publicado

2013-06-28

Como Citar

Ramos, R. (2013). O REI DE ESPANHA FOI CAÇAR ELEFANTES: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO EVENTO NOS MEDIA PORTUGUESES. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14(1), 17–40. https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22186

Edição

Seção

Artigos de pesquisa