Rap como prática de letramento: representação discursiva de alunos/ adolescentes de Santa Maria/DF sobre a vivência nas ruas

Autores

  • Miguel Ângelo Moreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21976

Palavras-chave:

Adolescência. Letramento. Discurso. Situação de risco. Transitividade.

Resumo

Este trabalho configura uma pesquisa-ação, promovida a partir de oficinas de letramento com propostas de inclusão educacional, voltadas para adolescentes da rede pública de Ensino de Santa Maria, no Distrito Federal. O objetivo é promover oficinas de produção de texto verbal e não verbal que viabilizem uma prática de letramento que una arte (grafite), música (letra no estilo rap) e dança (street dance), cujo intuito é o de construir uma prática social transformadora de sua condição de adolescentes em situação de risco. As oficinas foram realizadas na escola Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria / DF com uma turma de alunos do 1º ano. O método utilizado para o aprofundamento deste trabalho é a análise de discurso crítica, que embora compreenda várias vertentes teóricas e técnicas, aqui é abordada dentro da proposta de Fairclough (2001, 2003), associada à perspectiva funcional sistêmica de Halliday (2004), tendo em vista que o interesse do analista de discurso vai além da interioridade ou estrutura dos sistemas linguísticos, pois precisa levar em conta, sobretudo, as funções externas (lado social), que contribuem para organizar o sistema interno da linguagem (gramática).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ângelo Moreira, Universidade de Brasília

Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente, édoutorando em Linguística pela mesma universidade e professor de LínguaPortuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, além departicipar de um projeto de pesquisa (da REDLAD) na UnB, Brasil.

Referências

Barton, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford; Cambridge: Blackwell, 1994.
Barton, D; Hamilton, M. Local literacies. London; New York: Routledge, 1998.
Caldas-Coulthard, C. R.; Coulthard, M. (org.). Texts and practices. London; New York: Routledge, 1996.
Brasil. Orientações curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2004.
Eggins, S. An introduction to Systemic Functional Linguistics. 2 ed. New York, London: Continuum International Publishing Group Ltd, 2004. pp. 206-253.
Fairclough, N. Discurso e mudança social. Trad. Coord. Izabel Magalhães. Brasília: Editora UnB, 2001.
Fairclough, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
Giddens, A. Modernidade e identidade. Trad. P. Dientzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Halliday, M. A. K. An introduction to functional grammar. 3 ed. Revised by C. Matthiessen. London: Arnold, 2004.
Moreira, M. A. Os processos de transitividade no espaço virtual da Internet, segundo a Gramática Sistêmico-Funcional. In: Vieira, J.; Bento, A.; Ormundo, 256
Cadernos de Linguagem e Sociedade, 14, Número especial, 2013 J. (orgs.). Discurso nas práticas sociais: perspectivas em multimodalidade e em gramática sistêmico-funcional. São Paulo: Annablume, 2010. pp. 165-190.
Rios, G. Letramento, discurso e gramática funcional. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 11 (2), pp. 167-183, 2010.
Silva, D.E.G. Discurso e gramática: motivações cognitivas e interacionais. In: D.E.G. Silva, (org.). Nas instâncias do discurso: uma permeabilidade de fronteiras. Brasília: Oficina Editorial do Instituto de Letras, 2005, pp. 37-47.
Vian Junior, O. O ensino do gênero resenha pela abordagem sistêmicofuncional na formação de professores. Linguagem & Ensino. Pelotas, 12 (1),
pp.13-32, 2009.
Wodak, R. De qué trata El análisis crítico del discurso (ACD). Resumen de su historia, sus conceptos fundamentales y sus desarrollos. In: R. Wodak; M.
Meyer. Métodos de análisis crítico del discurso. Trad. Tomás Fernandez Aúz; Beatriz Eguibar. Barcelona: Gedisa, 2003, pp. 17-34.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Moreira, M. Ângelo. (2013). Rap como prática de letramento: representação discursiva de alunos/ adolescentes de Santa Maria/DF sobre a vivência nas ruas. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14, 234–256. https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21976

Edição

Seção

Artigos de pesquisa