Rap como prática de letramento: representação discursiva de alunos/ adolescentes de Santa Maria/DF sobre a vivência nas ruas
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21976Palavras-chave:
Adolescência. Letramento. Discurso. Situação de risco. Transitividade.Resumo
Este trabalho configura uma pesquisa-ação, promovida a partir de oficinas de letramento com propostas de inclusão educacional, voltadas para adolescentes da rede pública de Ensino de Santa Maria, no Distrito Federal. O objetivo é promover oficinas de produção de texto verbal e não verbal que viabilizem uma prática de letramento que una arte (grafite), música (letra no estilo rap) e dança (street dance), cujo intuito é o de construir uma prática social transformadora de sua condição de adolescentes em situação de risco. As oficinas foram realizadas na escola Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria / DF com uma turma de alunos do 1º ano. O método utilizado para o aprofundamento deste trabalho é a análise de discurso crítica, que embora compreenda várias vertentes teóricas e técnicas, aqui é abordada dentro da proposta de Fairclough (2001, 2003), associada à perspectiva funcional sistêmica de Halliday (2004), tendo em vista que o interesse do analista de discurso vai além da interioridade ou estrutura dos sistemas linguísticos, pois precisa levar em conta, sobretudo, as funções externas (lado social), que contribuem para organizar o sistema interno da linguagem (gramática).
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