Aliança pelo centro histórico: estratégias discursivas de legitimação dos processos de higienização na cidade de São Paulo

Autores

  • Léa Tosold Universidade de São Paulo
  • Lennita Oliveira Ruggi Universidade Federal do Paraná
  • Rosimeire Barboza Silva Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21951

Palavras-chave:

Associação Viva o Centro. Aliança pelo Centro Histórico. População em situação de rua. Análise crítica do discurso. Higienização.

Resumo

O objetivo deste texto é investigar o conflito existente entre os direitos das classes populares e os interesses financeiros em jogo na região central da cidade de São Paulo, através de um exame das estratégias discursivas de legitimação da Aliança pelo Centro Histórico na mídia hegemônica. A análise empreendida, sustentada pelos aportes teóricos da Análise Crítica do Discurso (notadamente Fairclough e van Dijk), aponta a existência de um processo de desumanização de pessoas em situação de rua, corroborando a violência e a política de expulsão dessa parcela da população do espaço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léa Tosold, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

Lennita Oliveira Ruggi, Universidade Federal do Paraná

Professora de Sociologia da Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR, Brasil) e mestre em Sociologia pela mesma instituição.

Rosimeire Barboza Silva, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC, Portugal).

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Tosold, L., Ruggi, L. O., & Silva, R. B. (2013). Aliança pelo centro histórico: estratégias discursivas de legitimação dos processos de higienização na cidade de São Paulo. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14, 147–172. https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21951

Edição

Seção

Artigos de pesquisa