“O que um morador de rua pode fazer nessa situação?” ”“ uma análise discursiva crítica da representação de albergues e abrigos em street papers brasileiros

Autores

  • María del Pilar Tobar Acosta Universidade de Brasília
  • Andreia Alves dos Santos Universidade de Brasília
  • Gersiney Pablo Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21771

Palavras-chave:

Análise De Discurso Crítica. Pobreza Extrema. Situações De Rua. Mídia Alternativa. Street Papers.

Resumo

O presente artigo traz um recorte de nossas investigações de mestrado acerca de jornais e revistas orientados para as situações de rua. Nele, analisamos textos publicados nos Street papers Boca de Rua, Aurora da Rua, e Ocas”, que são produto da ação discursiva direta de pessoas em situações de rua, focalizando as representações que constroem sobre a rede de assistência à população em situações de rua de governos estaduais. A partir dessa análise, propomos uma explanação crítica social sobre contradições existentes em sistemas assistenciais que não auxiliam e em que a tônica é a violência sistêmica e sistematizada, a partir do prisma de seus/suas usuários/as que recontextualizam discursivamente o tratamento dispensado em albergues, abrigos e hotéis da rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María del Pilar Tobar Acosta, Universidade de Brasília

Mestra e doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL ”“ UnB, Brasil). Professora de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Andreia Alves dos Santos, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL ”“ UnB, Brasil). Especialista em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade da Terra de Brasília. Professora de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Gersiney Pablo Santos, Universidade de Brasília

Mestre e doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL ”“ UnB, Brasil).

Referências

Acosta. M. P. T. “Não deu no rádio, no jornal ou na televisão” ”“ Análise discursiva crítica de textos do jornal o trecheiro. Relatório de Pesquisa de Monografia de conclusão de curso (Letras). Brasília, 2009.

Acosta. M. P. T. Protagonismo face à inevitabilidade da violência: Vozes da rua em Ocas” e em o Trecheiro. Dissertação de mestrado (Linguística). Universidade de Brasília, 2012.

Acosta M. P. T.; Resende, V. M. Análise de Discurso Crítica: reflexões sobre a investigação discursiva de contextos organizacionais de resistência. In Marchiori, M. (Org.) Coleção Faces da cultura e da comunicação ”“ Linguagem e Discurso. Londrina: Eduel, no prelo.

Bourdieu, P. Contrafogos ”“ táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de janeiro: Jorge Zahar editora, 1998.

Castells, M. O poder da identidade. Tradução Klaus brandinha Gerhard. 2. Ed. São Paulo: paz e terra, 2000.

Chouliaraki, L.; Fairclough, N. Discourse in late modernity ”“ Rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

Fairclough, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.

Fairclough, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

Foucault, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 2011 [1975].

Harvey, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre a modernidade. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

Ramalho, V.; Resende, V. M. Análise de discurso para a crítica. Campinas: Pontes, 2011.

Resende, V. M. Análise de Discurso Crítica e Etnografia: o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua crise e o protagonismo juvenil. Tese de Doutorado (Linguística). Universidade de Brasília, 2008.

Resende, V. M. Análise de Discurso Crítica e Realismo Crítico. Campinas: Pontes, 2009.

Resende, V. M.; Acosta, M. P. T. Mudança discursiva no jornal o trecheiro. In Mudanças estruturais no jornalismo. Brasil, França e México: no prelo.

Resende, V. M.; Ramalho, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

Santos, M. O espaço dividido ”“ Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp ”“ Editora da Universidade de São Paulo, 2008 [1979].

Santos, M. Pobreza Urbana, São Paulo, Hucitec, 1978.

Santos, G. P. O jornal Aurora da Rua e o protagonismo na situação de rua: um estudo discursivo crítico. Dissertação de mestrado (Linguística). Universidade de Brasília, 2013.

Sousa Santos, B. A crítica da governação neoliberal: o fórum social mundial como política e legalidade cosmopolita subalterna. Revista crítica de ciências sociais (72)2005.

van Dijk, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.

van Leeuwen, T. Discourse and practice. New tools for Critical Discourse Analysis. Oxford: Oxford University Press, 2008.

Wacquant, L. Da América como utopia à s avessas. In: BOURDIEU, P. (org.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997. pp. 167-176.

Wacquant, L. As prisões da miséria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2001.

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

Tobar Acosta, M. del P., Santos, A. A. dos, & Santos, G. P. (2012). “O que um morador de rua pode fazer nessa situação?” ”“ uma análise discursiva crítica da representação de albergues e abrigos em street papers brasileiros. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14, 38–64. https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21771

Edição

Seção

Artigos de pesquisa