IDENTIFICAÇÕES CRÍTICAS DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE CEILÂNDIA-DF: UMA ANÁLISE DISCURSIVA NO ÂMBITO DO PROJETO MULHERES INSPIRADORAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17761Resumo
Neste artigo, busco analisar o modo como as alunas de uma escola pública de Ceilândia-DF constroem e afirmam identificações críticas de gênero, ao participarem do Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI). Articulo a abordagem da Análise de Discurso Crítica (ADC) e estudos (decoloniais) feministas para analisar o modo como as alunas se identificam e identificam mulheres nas interações realizadas em rodas de leitura de livros de poemas de Cristiane Sobral, que fazem parte das obras literárias de autoria feminina negra estudadas no âmbito do PMI. Com isso, busco compreender algumas estratégias discursivas dos processos identificacionais desempenhados pelas alunas, considerando a interseccionalidade entre gênero, raça e classe. A análise aponta significativas contribuições das ações do PMI para a construção de identificações críticas de gênero-raça-classe no âmbito escolar investigado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.