POR UMA PEDAGOGIA QUE LIBERTE TODAS AS CORES: O PROJETO MULHERES INSPIRADORAS E SEU POTENCIAL PARA O ENFOQUE EM DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUAIS
the project Mulheres Inspiradoras and its emancipatory potential for gender and sexual dissents
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17722Resumo
Este artigo trata de desdobramentos possíveis (e esperados) do Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI), desenvolvido nas escolas públicas do Distrito Federal. A aplicação do projeto demonstrou potencialidade para abordar subalternizações que não apenas a de gênero, como étnico-raciais e sexualidade. Para discussão teórica sobre estes desdobramentos, apresentamos a abordagem queer, a noção de dissidências de gênero e sexualidade, a pedagogia crítica e a análise de discurso crítica. Para discussão metodológica, apresentamos análises linguístico-discursivas iniciais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Plano Nacional de Educação e analisamos o Projeto Político Pedagógico modelo para o DF; na sequência, focamos em produções decorrentes da aplicação do PMI. O confronto das análises indica potencialidades de uma abordagem positiva das questões relacionadas a representações e identificações das dissidências de gênero e sexualidade, construindo abordagem mais eficiente e eficaz no processo de emancipação social dos sujeitos.
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