UM CONVITE PARA NÃO ESQUECER: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ATINGIDOS PELO ACIDENTE DA SAMARCO EM MARIANA (MG)

Autores

  • Georgina Luna Batinga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Flávia Pereira Dias Menezes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Ludmila Vasconcelos Machado Guimarães Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Cláudio Humberto Lessa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16876

Palavras-chave:

Samarco, Atingidos, Mídia Contra-hegemônica, Heterogeneidade Discursiva

Resumo

Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise das estratégias discursivas utilizadas pelos atingidos no rompimento da barragem pertencente à empresa Samarco, registradas em quatro edições do jornal “A Sirene: para não esquecer”. As edições são constituídas em um espaço midiático contra-hegemônico criado para dar voz aos atingidos e registrar suas narrativas. Para tanto, o corpus foi analisado à luz da teoria do contrato comunicacional de Charaudeau e da heterogeneidade mostrada do discurso de Authier-Revuz. As principais conclusões apontam que os jornais materializam esses discursos por meio de depoimentos que abordam as experiências vivenciadas e exploram suas perdas, dramas pessoais, lutos, memórias e expectativas. Cria-se, com o jornal, um espaço legitimador de autonomia e empoderamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgina Luna Batinga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutoranda em Administração pela PUC Minas. Atualmente trabalha com as temáticas comunicação, linguagem e discursos organizacionais, com aportes teórico-metodológico na análise do discurso, análise crítica do discurso, história oral, história e narrativas de vida. 

Flávia Pereira Dias Menezes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atualmente trabalha com as temáticas de histórias e narrativas de vida, memórias, edição em audiovisual e análise do discurso.

Ludmila Vasconcelos Machado Guimarães, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em Administração pelo CEPEAD/UFMG com período sanduíche na Université du Quebec a Montreal. É professora no curso de graduação e pós-graduação em Administração do CEFET-MG e coordena o grupo de pesquisas Núcleo de Estudos Organizacionais Sociedade e Subjetividade. 

Cláudio Humberto Lessa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG. É professor no curso de graduação e pós-graduação em Letras do CEFET-MG e coordena o grupo de pesquisas Narrar-se: estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Batinga, G. L., Menezes, F. P. D., Guimarães, L. V. M., & Lessa, C. H. (2018). UM CONVITE PARA NÃO ESQUECER: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ATINGIDOS PELO ACIDENTE DA SAMARCO EM MARIANA (MG). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 59–78. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16876

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)