O FEEDBACK COMO FERRAMENTA AVALIATIVA E MOTIVADORA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Carmem Silva Lima Fluminhan Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Camélia Santino Murgo Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Antonio Fluminhan Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16810

Palavras-chave:

Feedback, Ensino e aprendizagem, Avaliação, Língua estrangeira, Motivação

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa bibliográfica é de apresentar e discutir estudos que investigam a relevância e o uso do feedback pelo professor como ferramenta avaliativa e motivadora no processo de aquisição de língua estrangeira. Inicialmente, discute-se a origem do termo feedback e são apresentados os diferentes tipos de feedback, bem como a sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa discute como o feedback acontece nos trabalhos escritos e no desempenho oral do aprendiz e qual deve ser a postura do professor como principal mediador do processo de aprendizagem. Por tratar-se de um momento comum durante a aquisição de uma língua estrangeira, é dado um enfoque especial ao tratamento do feedback na escrita e em atividades orais, tanto em contexto de sala de aula quanto em atividades desenvolvidas em ambientes externos à escola. Finalmente, o feedback como ato de comunicação e a função do feedback entre os pares são discutidos com base em relatos na literatura nacional e internacional. Os dados indicam que um feedback abrangente e completo promovido pelo professor é significativo para as atividades de avaliação, dentro de uma prática pedagógica, com vistas a conduzir o aluno à efetiva aprendizagem do idioma inglês como língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Silva Lima Fluminhan, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação em Letras - Licenciatura Inglês/Português e em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, Aperfeiçoamento em Desenvolvimento de Docentes - Proficiency pelo SENAC - SP. Obteve o Certificate of Proficiency in English pela University of Cambridge (Reino Unido). Realizou curso de Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem e curso de Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Camélia Santino Murgo, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração, Mestrado em Psicologia Escolar e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. É docente e Coordenadora do Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Antonio Fluminhan, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ / USP, Especialização em Biotecnologia pelo Instituto RIKEN, Japão, Mestrado em Genética e Melhoramento pela ESALQ/USP, Doutorado em Genética e Fisiologia Celular pela Tohoku University, Japão e pós-doutorado no Departamento de Biociências do Instituto RIKEN, Japão. Desde abril de 1999 é professor e pesquisador na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), onde ocupa também o cargo de Assessor de Relações Interinstitucionais e Editor da revista científica Colloquium Vitae.

Referências

ABAURRE, M. B. M.; ABAURRE, M. L. M. A avaliação objetiva de produções escritas. Ciências e Letras, Porto Alegre, v. 26, p. 141-159, 1999.

ALLWRIGHT, R.; BAILEY, K. M. Focus on the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

BATTISTICH, V. et al. Prevention effects of the Child Development Project: Early findings from an ongoing multi-site demonstration trial. Journal of Adolescent Research,Oakland, v.11, n. 1, p. 12”“35, jan., 1996.

BIRCH, S.H.; LADD, G. W. The teacher-child relationship and children’s early school adjustment. Journal of School Psychology, v. 35, n. 1, p. 61”“79, out.,1997.

BLOTE, A. W. Students’ self-concept in relation to perceived differential teacher treatment. Learning and Instruction, Washington, v. 5, n. 3, p. 221”“236, 1995.

BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BRITO, I.; HADDAD, H. A formulação do conceito de homeostase por Walter Cannon. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 99-113, jan/jun., 2017.

BROPHY, J. Teacher praise: a functional analysis. Review of Educational Research, v. 51, n.1, p. 5”“32, mar., 1981.

BYRNE, D. Teaching writing skills. New York: Longman, 1988.

CARDOSO, A. C. S. Feedback em contextos de ensino-aprendizagem on-line. Linguagens e Diálogos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 17-34, 2011.

CHO, K.; SCHUNN, C. D. Scaffolded writing and rewriting in the discipline: a webbased reciprocal peer review system. Computers & Education, v. 48, n. 3, p. 409-426, abr., 2005. Disponível em: <http://www.lrdc.pitt.edu/schunn/research/papers/cho-schunn-CE.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2013.

COHEN, A. D.; CAVALCANTI, M. C. Feedback on compositions: teacher and student verbal reports. In: KROLL, B. (Ed.). Second language writing: research insights for the classroom. Northridge: Cambrigde University Press, 1990, p. 155-177.

COUPE, N. Evaluating teachers’ responses to children’s writing. In: HARRIS, J.; WILLKINSON, J. (Eds.). Reading children’s writing: a linguistic view. London: Allen and Uniwin, 1986. p. 122-144.

DHERAM, P. K. Feedback as a two-bullock cart: a case studying of teaching writing. ELT Journal, Oxford , v. 49, n.2, p. 160-168, abr., 1995.

DUNKIN, M.; BIDDLE, B. The study of teaching. New York, NY: Holt, Rinehart & Winston, 1974.

DVORAK, T. Writing in the foreign language. In: WING, B. (Ed.). Listening, reading, writing: analysis and application ”“ Reports of the Northeast Conference on the teaching of foreign languages. Middlebury: Northeast Conference, 1986. p. 145-167.

EDGE, J. Mistakes and correction. 2. ed. New York: Longman, 1989.

ELLIS, R. The Study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997.

ERTMER, P. A. et al. Using peer feedback to enhance the quality of students’ online postings: An Exploratory Study. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 12, n. 2, article 4. 2007. Disponível em: <http://jcmc.indiana.edu/vol12/issue2/ertmer.html>. Acesso em: 4 abr. 2013.

FANSELOW, J. The treatment of learner error in oral work. Foreign Language Annals, v.10, n. 5, p. 583”“593, out., 1977.

FLORES, A. M. O feedback como recurso para a motivação e avaliação da aprendizagem na educação a distância. Congresso ABED 2009. Palhoça, p. 1-10, mar., 2009. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009182855.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2013.

FRASER, B. J. Two decades of classroom research. In: FRASER, B. J.; WALBERG, H. J. (Eds.). Educational environments: evaluation, antecedents, and consequences. 1. ed., New York: Pergamon Press, 1991. p. 3”“27.

GUS, C. O feedback avaliativo e corretivo em composições de língua inglesa analisadas por professores não-nativos. 2001. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) ”“ Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

HADLEY, A. O. Teaching language in context. 3 ed., Boston: Heinle & Heinle, 2001.

HATTIE, J. Measuring the effects of schooling. SET, v.2, p.1-4, 1993.

HEDGE, T. Writing. Teaching and learning in the language classroom. Oxford: Oxford University Press, 2001.

HENDRICKSON, J. M. HEDGE, T. Writing, teaching and learning in the language classroom. Oxford: Oxford University Press, 2000.

HITZ, R.; DRISCOLL, A. Praise or encouragement? New insights into praise: implications for early childhood teachers. Young Children, Washington, v. 43, n. 5, p. 6”“13, jul., 1988.

______. Give encouragement, not praise. Texas Child Care, Austin, v. 17, n. 4, p. 2-11, 1994.

HOLLEY, F. M.; KING, J. K. Imitation and correction in foreign language learning. The Modern Language Journal, v. 55, n. 8, p. 494-498, dez., 1971.

HYLAND, K. Providing productive feedback. ELT Journal, Oxford, v. 44, n. 4, p. 279-285, out., 1990.

JAMES, C. Errors in language learning and use: exploring error analysis. New York: Longman, 1998.

KEH, C. L. Feedback in the writing process: a model and methods for implementation. ELT Journal, Oxford, v. 44, n. 4, p. 294-304, out., 1990.

KIELTY, L. S. Feedback in distance learning: do students perceptions of corrective feedback affect retention in distance learning? 2013. 66 f. Monografia (Especialização em Educação) - University of South Florida, 2004. Disponível em: <http://scholarcommons.usf.edu/etd/1114>. Acesso em: 28 abr. 2013.

LANGAN, A. M.; WHEATER, C. P. Can students learn effectively? Some insights into peer assessment. Learning and teaching in action, Manchester, v. 2, n. 1, dez., 2003.

LIGHTBOWN, P.; SPADA, N. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 1999.

LIMA, M. S. Corrective feedback and learner autonomy in the foreign language classroom. In Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeira, 2, 2003, Pelotas. Anais… Pelotas: UCPEL, 2003, v.1, p. 378-395.

LUCE, S.; HOGE, R. Relations among teacher rankings, pupil-teacher interactions, and academic achievement: A test of the teacher expectancy hypothesis. American Educational Research Journal, v. 15, n. 4, p. 489”“500, nov., 1978.

LYSTER, R.; RANTA, L. Corrective feedback and learner uptake: negotiation of form in communicative classrooms. Studies in Second Language Acquisition, v. 19, n. 1, p. 37”“66, 1997.

MASON, B.; BRUNING, R. Providing feedback in computer-based instruction: what the research tells us. Class Project Research Report n. 9, jan., 2001. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/247291218_Providing_Feedback_in_Computer-based_Instruction_What_the_Research_Tells_Us> Acesso em: 28 mar. 2013.

MERRETT, F.; WHELDALL, K. Natural rates of teacher approval and disapproval in British primary and middle school classrooms. British Journal of Educational Psychology, v. 57, n. 1, p. 95”“103, fev., 1987.

______. Teachers’ use of praise and reprimands to boys and girls. Educational Review, Londres, v. 44, n. 1, p. 73”“79, jul., 2006.

PAIVA, V. L. M. O. (2003). Feedback em Ambiente Virtual. In: LEFFA, V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 219-254. Disponível em: <http://www.veramenezes.com/feedback.htm>. Acesso em: 28 mar. 2013.

PAN, A. A expressão oral e escrita. Porto Alegre: Audivisão Produções, 1980.

PIANTA, R.C.; WALSH, D.J. High-risk children in schools: Constructing sustaining relationships. New York: Routledge, 1996.

PORLIER, P.; SAINT-LAURENT, L.; PAGE, P. Social contexts of secondary classrooms and their effect on social competence and social adjustment of students with learning disabilities. Annual Meeting of the American Educational Research Association, Quebec, Canadá, 1999. Disponível em: < https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED431273.pdf> Acesso em: 09 abr. 2013.

RAIMES, A. Techniques in teaching writing. New York: Oxford University Press, 1983.

RINVOLUCRI, M. Key Concepts in ELT: feedback. ELT Journal, Oxford, v. 48, n. 3, p. 287-288, jul., 1994.

ROWE, M. B. Science, soul and sanctions. Science and Children, v. 6, n. 6, p. 11-13, 1969.

SCHERMAN, J. Feedback. Oxford: Oxford University Press, 1994.

SCHIMIDT, R. W.; FROTA, S. N. Developing basic conversational ability in a second language: a case study of an adult learner of Portuguese. In: DAY, R. R. (Ed.) Talking to learn: conversation in second language acquisition. Massachusets: Newbury House, 1986. p. 237”“326.

SCHRIVER, K. A. Evaluating text quality: the continuum from text-focused to reader-focused methods. IEEE Transactions on Professional Communication, v. 32, n. 4, p. 238-255, dez., 1989.

SHERPELL, W. Health Quest: A quarterly newsletter focusing on mental health issues and concerns, 2000. Disponível em: <http://www.warrenshepell.com/articles/praise.html> Acesso em: 8 abr. 2014.

SHUTE, V. J. Focus on formative feedback. Review of Educational Research. v. 78, n. 1, p. 153-189, mar., 2008.

SOUSA, M. B. C.; SILVA, H. P. A.; GALVÃO-COELHO, N. L. Resposta ao estresse: I. Homeostase e teoria da alostase. Estudos de Psicologia, Natal, v. 20, n. 1, p. 2-11, jan./mar., 2015.

STRAIN, P.S. et al. Naturalistic assessment of children’s compliance to teachers’ requests and consequences for compliance. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 16, n. 2, p. 243”“249, jul., 1983.

THAC SĨ, L.V. The impact of online peer feedback on EFL learner’s motivation in writing performance: a case study at Can Tho University, 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Can Tho University, Can Tho, 2008.

TRAHASCH, S. From Peer Assessment Towards Collaborative Learning. 34th Annual Frontiers in Education Conference, 2004. FIE 2004.. v. 2, p. 16-20.

THOMAS, J. You’re the greatest! A few well-chosen words can work wonders in positive behavior reinforcement. Principal, v. 71, p. 32”“33, 1991.

THOMAS, J. D.; PRESLAND, I. E.; GRANT, M. D.; GLYNN, T. L. Natural rates of teacher approval and disapproval in grade-7 classrooms. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 11, n. 1, p. 285”“303, 1978.

THORP, H. S.; BURDEN, R. L.; FRASER, B. J. Assessing and improving classroom environment. School Science Review, v. 75, p. 107”“113, mar., 1994.

UR, P. A course in language teaching: practice and theory. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

VRASIDAS, C.; McISAAC, M. S. Factors Influencing Interaction in an Online Course. American Journal of Distance Education, v. 13, n. 3, p. 22-36, 1999.

WANG, M. C.; HAERTEL, G. D.; WALBERG, H. J. What influences learning? A content analysis of review literature. Journal of Educational Research, Washington, v. 84, n. 1, p. 30-43, 1994.

WENTZEL, K. R. Relations of social goal pursuit to social acceptance, classroom behavior, and perceived social support. Journal of Educational Psychology, cidade, v. 86, n. 2, p. 173”“182, jun., 1994.

WILLIAM, R. L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

WUBBELS, T.; LEVY, J. Do you know what you look like? Interpersonal relationships in education. Washington: Falmer Press, 1993.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Fluminhan, C. S. L., Murgo, C. S., & Fluminhan, A. (2018). O FEEDBACK COMO FERRAMENTA AVALIATIVA E MOTIVADORA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 43–58. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16810

Edição

Seção

Artigos