GÊNEROS TEXTUAIS: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA HASHTAG #PRIMEIROASSEDIO

Autores

  • Rossana Aparecida Finau Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Bárbara Puppi Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Maria Lígia Freire Guilherme Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16809

Palavras-chave:

Gênero textual, Hashtag, Tecnologia e linguagem, Feminino

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a organização textual em discursos elaborados por meio de hashtag. Para tanto, toma a #PrimeiroAssedio como exemplar de ocorrência desse tipo de construção discursiva em redes sociais e, ao analisá-la, apresenta como resultado a possibilidade de considerar essa etiqueta como um gênero textual. Tal resultado advém de investigação qualitativa, documental e bibliográfica, principalmente a partir de estudo dos trabalhos de Kress (1989), Balocco (2005), Araújo (2016), Meurer; Bonini e Motta-Roth (2005), Silveira (2013), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossana Aparecida Finau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora de Linguística atuando nas subáreas de linguagem e surdez, semântica e linguística textual no Mestrado em Estudos de Linguagens e no Curso de Letras do Departamento de Linguagem e Comunicação da UTFPR.

Bárbara Puppi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Atualmente é mestranda do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens na mesma Instituição.

Maria Lígia Freire Guilherme, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na área de concentração Linguagem e Tecnologia. Graduada em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela UTFPR e cursa Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como Técnica Administrativa em Educação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Finau, R. A., Puppi, B., & Guilherme, M. L. F. (2018). GÊNEROS TEXTUAIS: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA HASHTAG #PRIMEIROASSEDIO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 23–42. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16809

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)