ENTRE-LUGARES E IDENTIDADES MONOLÍTICAS: LEITURAS MÚLTIPLAS DE ANZALDÚA EM SALA DE AULA

Autores

  • Dilys Karen Rees Universidade Federal de Goiás
  • Joana Plaza Pinto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v13i1.11617

Palavras-chave:

Ensino de literatura. Língua inglesa. Identidades

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de respostas de estudantes a questões de discussão relativas ao texto Tlilli, Tlapalli - the path of the red and black ink de Gloria Anzaldúa (1999). A análise é baseada em conceitos tomados dos escritos de Anzaldúa, como fronteira e mestiza, do conceito de entrelugar (Bhabha (2003, bem como do conceito de estranho e familiar de Gadamer (1999). Os resultados do estudo mostram uma multiplicidade de leituras, ao mesmo tempo em que a posição fronteiriça de Anzaldúa - entre-lugares textuais, linguísticos, identitários etc. - foi interpretada como estranha e diferente nas reflexões dos estudantes, especialmente as rupturas do texto desta importante escritora.

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Biografia do Autor

Dilys Karen Rees, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística Aplicada/UFMG. Na graduação da Faculdade de Letras da UFG, ministra as disciplinas de Língua Inglesa, História da Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa. No programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG, trabalha com pesquisas etnográficas de sala de aula e temas referentes à interculturalidade.

Joana Plaza Pinto, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística/Unicamp. Na graduação da Faculdade de Letras da UFG, ministra a disciplina de Língua, Escrita e Identidade, entre outras. No programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG, trabalha com temas referentes à linguagem, identidade e cultura.

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Publicado

2012-07-03

Como Citar

Rees, D. K., & Pinto, J. P. (2012). ENTRE-LUGARES E IDENTIDADES MONOLÍTICAS: LEITURAS MÚLTIPLAS DE ANZALDÚA EM SALA DE AULA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 13(1), 30–55. https://doi.org/10.26512/les.v13i1.11617

Edição

Seção

Artigos de pesquisa