CONSTRUINDO IDENTIDADES E PRÁTICAS DE MIGRAÇÃO: CONSOLIDANDO A “TERRA PROMETIDA”
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v12i2.11507Palavras-chave:
Identidade; migração; gênero do discurso reportagem.Resumo
O presente artigo tem como objetivo explicitar valores e identidades construídos no plano discursivo sobre o migrante e a prática de migração em texto do gênero reportagem sobre migração. Para análise, escolheu-se reportagem do jornal local Diário do Rio Doce, da cidade de Governador Valadares, ponto de partida dos primeiros emigrantes brasileiros para os Estados Unidos na década de 1960. A abordagem teórico-metodológica utilizada é a Análise de Discurso Crítica anglo-americana, caracterizada como vertente interdisciplinar de estudos do discurso e o modo como esse se consolida diante das condições conjunturais, no caso, a migração. Nesse artigo são considerados aspectos sociológicos sobre a migração internacional e os estudos discursivos, pois esses discursos se norteiam e se constituem e características socialmente ratifcadas nos gêneros, como forma de abordar experiências e referendar valores e práticas culturais migratórias. Com a análise, concluiu-se que, além do vocabulário, a negação é um modo de construção representacional signifcativo de um conjunto de práticas que descrevem o "estar lá" do migrante. O migrante é representado como aquele que está no "entrelugares" e deve se adaptar, conforme é representado no presente caso de reportagem. A negação, ao compor os dizeres, opõe conteúdos de uma afirmação anterior, e refuta a afirmativa correspondente Pelo conteúdo negado, pressupõe-se a afirmação da prática do migrar como conteúdo positivo e valor naturalizado na reportagem.
Downloads
Referências
BHABHA, H. K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
BIAVATI, N. D. F. O lugar do trabalhador e das relações de trabalho em propagandas publicadas em revista brasileira de informação geral: um estudo de caso em ACD. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de
Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
CASTELLS, M. O poder da identidade. Trad. K. B. Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FAIRCLOUGH, N. Language and Globalization. New York: Routledge, 2006.
FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research: London/ New York: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. A análise crítica do discurso e a mercantilização do discurso público: as universidades. Trad. Célia Maria Magalhães. In: MAGALHÃES, Célia M. M.(Org.) Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Série Estudos Linguísticos, v. 2, 2001.
FAIRCLOUGH, N. Linguistic and intertextual analysis within discourse analysis. In: Javorski, A.; Coupland, Nikolas. (Ed.) The Discourse Reader. London: Rutledge, 1999, p. 183-211.
FAIRCLOUGH, N. Media Discourse. New York: Edward Arnold, 1995.
FAIRCLOUGH, N. New labor, new language? London: Routledge, 2000.
FIORIN, J. L. Teoria e metodologia nos estudos discursivos de tradição francesa. In: SILVA, D. E. G.; VIEIRA, J. A. (Orgs.). Análise do discurso: percursos teóricos e metodológicos. Brasília: Plano e Oficina, 2002, p. 39-74.
GIDDENS, A. et al. Modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997.
HAESBAERT, R. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Anais do 10º Encontro de Geógrafos da América Latina. Universidade de São Paulo, 2005, p. 6774-6792.
ORLANDI, E. P. Paráfrase e polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. Rua, Campinas, 4: 9-19, 1998.
PEDROSA, C. F.; COSTA JÚNIOR, J. B. Mídia e manipulação: revisitando efeitos ideológicos e marcas hegemônicas do discurso publicitário. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_3/2852-2863.pdf>.
Acesso em 19 fev. 2011.
PINTO, J. V. A representação do fenômeno migratório na mídia impressa valadarense. Governador Valadares. Dissertação (Mestrado Multidisciplinar em Gestão Integrada do Território) - Universidade Vale do Rio Doce
(UNIVALE), Governador Valadares (MG), 2011.
SIQUEIRA, S. (Org.). Nos caminhos das ciências sociais, para desvendar o mundo contemporâneo. Governador Valadares (MG), 2007.
SIQUEIRA, S. Emigração: Retorno e mobilidade social. In: 32° Encontro Anual da ANPOCS. GT 25 - Migrações Internacionais. Caxambu (MG), 2008.
SIQUEIRA, S. Emigrantes da microrregião de Governador Valadares nos EUA: projeto de retorno e investimento. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 15, 2006, Caxambu (MG); Encontro Nacional de Estudos
Populacionais: desafios e oportunidades de crescimento zero, 15. Campinas: ABEP, 2006. v. 1. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_353.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2011.
SIQUEIRA, S. Sonhos, sucesso e frustrações na emigração de retorno. Brasil/ Estados Unidos. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.