ADC E LSF: UM SUPORTE PARA A DESCONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES EXCLUDENTES

Autores

  • Elaine Caldeira Instituto Federal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v12i2.11505

Palavras-chave:

discurso. avaliação. Representações Excludentes. Diferença. Identidade.

Resumo

Este trabalho buscou compreender a construção discursiva de identidades xerentes em textos construídos em um espaço escolar multicultural por estudantes não índios. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC) (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2001; 2003) e da Lingüística Sistêmica Funcional (LSF) (Halliday, 1994; 2004), este trabalho tem como objetivo analisar o papel da metafunção interpessoal tomando como instrumento de análise textual a categoria de avaliação. Os atributos e valores destinados aos xerentes revelam, em grande parte, a construção de uma identidade legitimadora que ofusca, nega, apaga as diferenças. Os textos analisados revelam, assim, a presença de uma voz hegemônica que visa assegurar que não haja diferença entre as representações, visto que “diferentes representações podem legitimar maneiras particulares de ação e ser inculcadas em modos de identifcação” (Fairclough, 2003).

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Biografia do Autor

Elaine Caldeira, Instituto Federal de Educação

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Brasília ”“ IFB. Mestre em Linguística ”“ Análise do Discurso, UnB.

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Caldeira, E. (2011). ADC E LSF: UM SUPORTE PARA A DESCONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES EXCLUDENTES. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 12(2), 69–93. https://doi.org/10.26512/les.v12i2.11505

Edição

Seção

Artigos de pesquisa