O APOIO PEDAGÓGICO AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DISCUTIDO À LUZ DOS ESTUDOS DE LETRAMENTO ACADÊMICO E GÊNEROS DO DISCURSO

Autores

  • Carlos Borges Júnior Universidade do Tocantins/ Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10866

Palavras-chave:

Apoio Pedagógico; Letramento Acadêmico; Gêneros do Discurso.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre como o processo de apoio pedagógico aos estudantes de graduação pode ser trabalhado com base na abordagem dos letramentos acadêmicos (STREET, 2014) e dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Esta discussão apresenta o relato particular do autor deste artigo, acerca das atividades de ensino nas aulas de Leitura e Produção Textual desenvolvidas no Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes de Graduação ”“ PIAPE, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. O estudo é o resultado do trabalho de tutoria realizado durante o segundo semestre de 2013 (de ago. a dez.) e ao longo de 2014 (maio a dez.). O estudo objetiva refletir como as discussões sobre letramento acadêmico e gêneros do discurso podem corroborar nas atividades de Leitura e Produção Textual desenvolvidas no apoio pedagógico. A metodologia está condicionada a essa reflexão crítico-teórica acerca das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Borges Júnior, Universidade do Tocantins/ Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Universidade do Estado do Tocantins - Unitins. Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Jornalismo pela mesma Universidade. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará, antigo campus de Marabá, atualmente Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BALTAR, Marcos; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; ZANDOMENEGO, Diva. Leitura e Produção Textual Acadêmica I. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela B (org.). Os significados do letramento: Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da Linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTAROTH, Désirée (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.

SILVEIRA, Ana Paula Kuczmynda; ROHLING, Nívea; RODRIGUES, Rosângela Hammes.

A análise dialógica dos gêneros do discurso e os estudos de Letramento: Glossário para Leitores Iniciantes. Florianópolis: DIOESC, 2012.

STREET, Brian V. Letramentos Sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial,

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Diretrizes do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes de Graduação. Florianópolis: Imprensa Universitária UFSC: 2013.

______. Pró-Reitoria de Graduação. Edital nº 11, de 25 de junho de 2013. Florianópolis: UFSC, 25 jun. 2013. Disponível em: <http://prograd.ufsc.br/files/2013/06/EDITAL-APOIOPEDAG%C3%93GICO-VERS%C3%83O-FINAL_Florian%C3%B3polis.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2014.

______. ______. Edital nº 002/PROGRAD/UFSC. Florianópolis: UFSC, 21 fev. 2014. Disponível em: <http://apoiopedagogico.prograd.ufsc.br/files/2014/02/Edital-002_PIAPE_Florianopolis_2014.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2014.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Borges Júnior, C. (2018). O APOIO PEDAGÓGICO AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DISCUTIDO À LUZ DOS ESTUDOS DE LETRAMENTO ACADÊMICO E GÊNEROS DO DISCURSO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(1), 4–25. https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10866

Edição

Seção

Artigos de pesquisa