Resenha da obra "Outras perspectivas em análise de discurso crítica" - RESENDE, Viviane de Melo; REGIS, Jacqueline Fiuza da Silva (Orgs.) Outras perspectivas em análise de discurso crítica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10865Palavras-chave:
Análise de Discurso Crítica, decolonialidade.Resumo
O trabalho intenta apresentar a obra Outras Perspectivas em Análise de Discurso Crítica, lançada em agosto de 2017, que reúne pesquisadoras e pesquisador do Brasil, da Argentina e da Alemanha que se comprometem com pesquisas analítico-discursivas críticas voltadas ao estudo de grupos minoritários, violência, pobreza, Estado, mídia. Mais do que isso, fornece novos aportes teórico-metodológicos que, inéditos ou pouco conhecidos no Brasil, engrandecem a relevância da publicação e a situam no contexto maior dos esforços acadêmicos que, na América Latina, buscam a decolonialidade do saber (e também do poder e do ser).
Downloads
Referências
BHASKAR, R. Societies. In: M. Archer et al. (Orgs.) Critical realism. Essential readings. London; New York: Routledge, 1998, pp. 206-57.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in Late Modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: University Press, 1999.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
______________. Dispositive der Macht. Berlin: Merve, 1978.
______________. Was ist Kritik? Berlin: Mervin, 1992.
______________. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 15. ed. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006.
JÄGER, S. Kritische Diskursanalyse. Eine Einführung. 6. vollständige überarbeitete Auflage, Münster: Unrast, 2012.
LINK, J. Kollektivsymbolik und Mediendiskurse, kultuRRevolution 1, 6-21, 1982.
_______. Normale Krisen? Normalismus un die Krise der Gegenwart. Konstanz: Universität Press, 2013.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoria fundamentada. Antioquia: Editorial Universidad de Antioquia, 2002.
VAN LEEUWEN, T. Discourse and practice. Oxford: Oxford University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.