A APRESENTAÇÃO DE SI EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ADULTOS COM BAIXAS QUALIFICAÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v20i1.10784Palavras-chave:
Self, Identidade, AutobiografiaResumo
Neste artigo analisamos o discurso autobiográfico de adultos pouco escolarizados, centrando-nos na forma como se apresentam e justificam o seu modo de ser. O nosso objetivo é identificar os recursos reflexivos que dão conteúdo à autoidentidade e a forma como esta varia social e culturalmente em função da variação das estórias que compõem a história pessoal. Face ao nosso objetivo, recorremos a um conjunto de cem documentos autobiográficos elaborados em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências entre 2006 e 2012. Na análise realizada foram identificados dois modos distintos, ainda que complementares, de apresentação de si. Um primeiro modo corresponde à descrição da forma como o sujeito se tornou ele próprio, realçando as experiências de infância que moldaram o caráter individual. O segundo modo narrativo corresponde à descrição de aprendizagens que decorrem dos diferentes papéis sociais assumidos, destacando-se a forma como as diferenças de género se repercutem na argumentação.
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