A construção identitária de candidatos: uma análise crítico-visual a partir de cartazes eleitorais
Palabras clave:
Propaganda. Cartazes eleitorais. Análise de Discurso Crítica. Gramática do Design Visual. Abstract: An electoralResumen
s cartazes de propaganda eleitoral fazem parte de uma categoria de gêneros textuais utilizados durante o período de campanha. Os recursos verbais e não verbais desse gênero visam fazer com que o eleitor não apenas vote no candidato, mas também adquira um produto disponibilizado pela mídia. Ciente dessa realidade, objetivamos analisar propagandas eleitorais de campanhas presidenciais nos Estados Unidos e Brasil. Para tanto, coletamos cartazes dos últimos dois pleitos eleitorais realizados nesses países, especificamente dos partidos Republicano (EUA) e PSDB (Brasil). Para essa análise nos fundamentamos na Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir das contribuições de Fairclough (2003), e na Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006). Através desse estudo analisamos aspectos acionais, representacionais e identitários na construção textual dos cartazes, bem como os representacionais, interativos e composicionais, na estruturação das imagens. A análise crítica dos cartazes eleitorais destaca aspectos multimodais na construção desse gênero que identificam os candidatos como responsáveis pelas mudanças necessárias ao avanço dos referidos países.
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