A construção identitária de candidatos: uma análise crítico-visual a partir de cartazes eleitorais

Autores

  • José Roberto Alves Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Propaganda. Cartazes eleitorais. Análise de Discurso Crítica. Gramática do Design Visual. Abstract: An electoral

Resumo

s cartazes de propaganda eleitoral fazem parte de uma categoria de gêneros textuais utilizados durante o período de campanha. Os recursos verbais e não verbais desse gênero visam fazer com que o eleitor não apenas vote no candidato, mas também adquira um produto disponibilizado pela mídia. Ciente dessa realidade, objetivamos analisar propagandas eleitorais de campanhas presidenciais nos Estados Unidos e Brasil. Para tanto, coletamos cartazes dos últimos dois pleitos eleitorais realizados nesses países, especificamente dos partidos Republicano (EUA) e PSDB (Brasil). Para essa análise nos fundamentamos na Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir das contribuições de Fairclough (2003), e na Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006). Através desse estudo analisamos aspectos acionais, representacionais e identitários na construção textual dos cartazes, bem como os representacionais, interativos e composicionais, na estruturação das imagens. A análise crítica dos cartazes eleitorais destaca aspectos multimodais na construção desse gênero que identificam os candidatos como responsáveis pelas mudanças necessárias ao avanço dos referidos países.

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Biografia do Autor

José Roberto Alves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Coordenador do Mestrado Profissional em Letras ”“ PROFLETRAS ”“ e professor do Programa de Pós-Graduação
em Ciências da Linguagem e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Mossoró)

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Publicado

2016-06-07

Como Citar

Barbosa, J. R. A. (2016). A construção identitária de candidatos: uma análise crítico-visual a partir de cartazes eleitorais. Revista Letra Capital, 1(1), 92–115. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8982

Edição

Seção

Artigos