Quando corpo-território resiste: violações de direitos na vida de uma mulher indígena Mehῖ (Krahô)
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v24i1.54423Palavras-chave:
biografia, Krahô, mulheres indígenas, saúde, metodologias insurgentesResumo
Este artigo é uma homenagem à grande mulher indígena, Creuza Prumkwyj Krahô, que nos reuniu e ensinou sobre ativismo, política e rede de alianças. Trazemos a biografia dessa liderança, pautada por ações de mobilização na busca por direitos indígenas, especialmente, na saúde indígena, diante do aumento expressivo de mortes entre as mulheres Krahô (Mehῖ). Este artigo apresenta uma experiência inovadora de abordagem de imersão histórica e cosmológica na vida e obra de uma liderança indígena feminina Krahô, por meio de um investimento metodológico pautado em análises de fatos e momentos que marcam a trajetória dessa liderança a partir de seus relatos, da produção de documentos escritos, além da nossa própria convivência direta com ela em contextos variados. O texto apresenta formas de compreender a história, o conhecimento indígena, sua produção e reprodução a partir de relatos biográficos e diálogos interculturais que conectaram vidas, pessoas e coletivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.