Educação superior e a permanência de estudantes indígenas e quilombolas na UFPA
Palavras-chave:
educação superior, indígenas, quilombolasResumo
O artigo tem como objetivo a reflexão sobre a formação acadêmica de discentes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Pará, buscando identificar os principais obstáculos para a permanência e a conclusão do curso superior. Para isso, utiliza os dados coletados na execução do projeto de extensão IQ Conhecimento e Resistência, no período de 2017 a 2018. Problematiza a permanência em seus aspectos materiais e simbólicos para discutir as principais dificuldades que comprometem a conclusão do curso, como: as situações de racismo institucional por parte de professores, técnicos e alunos, a discriminação e a baixa qualidade da educação básica que receberam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.