A Educação e a Escola do Povo Umutina na Aldeia Umutina

Autores

  • Eliane Boroponepa Monzilar UNB/ SEDUC

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v22i1.20904

Palavras-chave:

Antropologia, Umutina, Educação Escolar

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de estudo dos processos históricos do contato do povo Umutina. Pensado desde a perspectiva antropológica, tem como foco e fio condutor a escola indígena e os processos educativos tradicionais e o não tradicional no contexto escolar. Tem como objetivo contribuir com as discussões sobre a educação escolar do povo Umutina. Apresenta uma descrição e análise dos impactos, avanços e ações que a comunidade Umutina consolidou para resistir enquanto indígenas e como trabalharam para manter viva e ainda principalmente reconstruir a cultura Umutina. Os dados foram obtidos por observação participante, fontes bibliográficas e arquivos. O trabalho privilegiará os relatos dos anciões, dos jovens estudantes e dos professores da escola Jula Paré. É um registro, contado pela própria indígena pesquisadora e deve contribuir com a comunidade e a juventude da aldeia e para o campo da antropologia, para quem se dedica a pensar a educação indígena.

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

MONZILAR, Eliane Boroponepa. A Educação e a Escola do Povo Umutina na Aldeia Umutina. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 11–26, 2019. DOI: 10.26512/interethnica.v22i1.20904. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/20904. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Saberes Transformativos em Prática na Academia”