Educação, Interculturalidade e Sustentabilidade

Uma experiência de pós-graduação no México

Auteurs-es

  • Juliana Merçon Universidad Veracruzana
  • Gerardo Alatorre Frenk Universidad Veracruzana

DOI :

https://doi.org/10.26512/interethnica.v22i1.19873

Mots-clés :

maestría intercultural

Résumé

O Mestrado em Educação para a Interculturalidade e a Sustentabilidade (MEIS) corresponde a um programa professionalizante, adscrito ao Instituto de Investigações em Educação da Universidade Veracruzana, no México. Com apenas quatro anos de existência, esta aposta pela construção de uma Outra academia tem sido motivo tanto de admiração como de tensão para a estrutura acadêmica dominante. Neste artigo, apresentaremos esta proposta educativa a través de diferentes dimensões que a caracterizam e analizaremos suas principais fortalezas e desafios. Conscientes da necessidade de fortalecer as redes de colaboração com experiências similares, esperamos que as ideias compartilhadas neste trabalho contribuam a um exercício reflexivo comum, orientado à transformação das práticas académicas e das relações interculturais e socio-ambientais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-07-03

Comment citer

MERÇON, Juliana; ALATORRE FRENK, Gerardo. Educação, Interculturalidade e Sustentabilidade: Uma experiência de pós-graduação no México. Interethnic@ - Revue d’Études sur les Relations Interethniques, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 142–161, 2019. DOI: 10.26512/interethnica.v22i1.19873. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/19873. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Saberes Transformativos em Prática na Academia”