Memória e identidade na Educação Xetá: um desafio à resistência e existência
Mots-clés :
memória, educação, identidade, resistênciaRésumé
O tema deste artigo é a memória e a identidade na educação e os desafios ante um modelo não indígena que ameaça a promoção e manutenção da cultura do Povo Xetá. O Povo Xetá, povo tradicional do estado do Paraná, teve suas terras ancestrais invadidas e esbulhadas durante o processo de colonização do Norte Pioneiro. São objetivos deste texto compreender a convivência deste povo com outras culturas, no processo de luta pela conquista de seus direitos, e refletir sobre as formas de promoção da Educação Xetá, que cria elementos de resistência na interação com a educação não indígena, instrumentos para estabelecer diálogo com a sociedade não indígena, capaz de promover a manutenção e atualização do trabalho de memória Xetá. Com base numa investigação de cunho qualitativo, o conceito de Memória Coletiva de Halbwachs (1990) e identidade de Silva (2020) entre outros, confirmam a formação da identidade e a educação como resistência, tema tão caro aos estudos dos Direitos Humanos de povos indígenas.
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