Teias de cuidado e articulações políticas quilombolas no contexto da covid-19: refletindo com a comunidade quilombola Sumidouro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v24i1.54427

Palabras clave:

covid-19, quilombo, saúde, biointeração, megraempreendimentos

Resumen

Neste ensaio nos propomos a refletir sobre os modos de ser, fazer, resistir, existir e promover a vida das comunidades quilombolas (e tradicionais) evidenciados pela pandemia da covid-19, também diante a ameaça do então chefe do governo brasileiro, Jair Messias Bolsonaro. Reconhecemos no modo dentro da ética do cuidado (DE LA BELLACASA, 2020) e biointerativo (BISPO DOS SANTOS, 2015) fios éticos que costuram teias de cuidado para com todos os agentes humanos e não humanos que sustentam e possibilitam a vida nesses territórios. Para isso, partimos do encontro com a comunidade quilombola Sumidouro, que se deu através de trabalho etnográfico no decorrer de 2020 a 2023. Abordamos as experiências compartilhadas por algumas lideranças no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia, suas consequências e a permanência de megaempreendimentos que ameaçam a vida tanto quanto o vírus. Por fim, reforçamos que o vírus serviu para revelar com ênfase as práticas genocidas do Estado e do governo, e ativar ainda mais as redes de cuidado e de articulações políticas do movimento quilombola na luta pela garantia dos serviços e políticas de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clara Nabuco da Fonseca, Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UnB. Pesquisadora associada ao Laboratório Matula - sociabilidades, diferenças e desigualdades.

Isadora Fortes do Espírito Santo , Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UnB. Licenciada em Ciências Sociais e estudante de bacharelado em Antropologia Social na UnB. Pesquisadora associada ao Laboratório Matula - sociabilidades, diferenças e desigualdades.

Publicado

2024-06-24

Cómo citar

NABUCO DA FONSECA, Clara; FORTES DO ESPÍRITO SANTO , Isadora. Teias de cuidado e articulações políticas quilombolas no contexto da covid-19: refletindo com a comunidade quilombola Sumidouro. Interethnic@ - Revista de Estudios en Relaciones Interétnicas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 131–161, 2024. DOI: 10.26512/interethnica.v24i1.54427. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/54427. Acesso em: 23 nov. 2024.