O tiro no gavião: Tempo e realidade mítico-musical

Autores/as

  • Guilherme Werlang da Fonseca Costa do Couto Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Mitologia. música.

Resumen

Neste artigo hipotetizo que, para certos povos amazônicos, a música possui maior densidade epistemológica que a de um signo da linguística estrutural, que a de uma designação arbitrária de algo que é outrem de si, que a de um símbolo saussuriano que lhe está alhures: uma alegoria.

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Biografía del autor/a

Guilherme Werlang da Fonseca Costa do Couto, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) com aperfeiçoamento em Violão pela Guildhall School of Music & Drama (1994). Doutor em Música Ameríndia pela University of St. Andrews (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência de pesquisa em área indígena, com ênfase na Amazônia. Atua em torno dos seguintes temas: arte e música, etnografia e etnologia, musicologia e mitologia.

Publicado

2014-01-09

Cómo citar

COUTO, Guilherme Werlang da Fonseca Costa do. O tiro no gavião: Tempo e realidade mítico-musical. Interethnic@ - Revista de Estudios en Relaciones Interétnicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 11–25, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/11685. Acesso em: 21 nov. 2024.