Memória e identidade na Educação Xetá: um desafio à resistência e existência

Autores

Palavras-chave:

memória, educação, identidade, resistência

Resumo

O tema deste artigo é a memória e a identidade na educação e os desafios ante um modelo não indígena que ameaça a promoção e manutenção da cultura do Povo Xetá. O Povo Xetá, povo tradicional do estado do Paraná, teve suas terras ancestrais invadidas e esbulhadas durante o processo de colonização do Norte Pioneiro. São objetivos deste texto compreender a convivência deste povo com outras culturas, no processo de luta pela conquista de seus direitos, e refletir sobre as formas de promoção da Educação Xetá, que cria elementos de resistência na interação com a educação não indígena, instrumentos para estabelecer diálogo com a sociedade não indígena, capaz de promover a manutenção e atualização do trabalho de memória Xetá. Com base numa investigação de cunho qualitativo, o conceito de Memória Coletiva de Halbwachs (1990) e identidade de Silva (2020) entre outros, confirmam a formação da identidade e a educação como resistência, tema tão caro aos estudos dos Direitos Humanos de povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angelita da Silva, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Brasil

Doutora em Educação e professora do Instituto de Natureza e Cultura da Ufam. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura, Ciência e Linguagem na Floresta e na Fronteira (GEPFF).

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEM.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

SILVA, M. A. da; MORI, N. N. R. Memória e identidade na Educação Xetá: um desafio à resistência e existência: . Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 277–303, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/18966. Acesso em: 3 fev. 2023.