Memória e identidade na Educação Xetá: um desafio à resistência e existência
Palavras-chave:
memória, educação, identidade, resistênciaResumo
O tema deste artigo é a memória e a identidade na educação e os desafios ante um modelo não indígena que ameaça a promoção e manutenção da cultura do Povo Xetá. O Povo Xetá, povo tradicional do estado do Paraná, teve suas terras ancestrais invadidas e esbulhadas durante o processo de colonização do Norte Pioneiro. São objetivos deste texto compreender a convivência deste povo com outras culturas, no processo de luta pela conquista de seus direitos, e refletir sobre as formas de promoção da Educação Xetá, que cria elementos de resistência na interação com a educação não indígena, instrumentos para estabelecer diálogo com a sociedade não indígena, capaz de promover a manutenção e atualização do trabalho de memória Xetá. Com base numa investigação de cunho qualitativo, o conceito de Memória Coletiva de Halbwachs (1990) e identidade de Silva (2020) entre outros, confirmam a formação da identidade e a educação como resistência, tema tão caro aos estudos dos Direitos Humanos de povos indígenas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.