Memória e identidade na Educação Xetá: um desafio à resistência e existência

Autores

Palavras-chave:

memória, educação, identidade, resistência

Resumo

O tema deste artigo é a memória e a identidade na educação e os desafios ante um modelo não indígena que ameaça a promoção e manutenção da cultura do Povo Xetá. O Povo Xetá, povo tradicional do estado do Paraná, teve suas terras ancestrais invadidas e esbulhadas durante o processo de colonização do Norte Pioneiro. São objetivos deste texto compreender a convivência deste povo com outras culturas, no processo de luta pela conquista de seus direitos, e refletir sobre as formas de promoção da Educação Xetá, que cria elementos de resistência na interação com a educação não indígena, instrumentos para estabelecer diálogo com a sociedade não indígena, capaz de promover a manutenção e atualização do trabalho de memória Xetá. Com base numa investigação de cunho qualitativo, o conceito de Memória Coletiva de Halbwachs (1990) e identidade de Silva (2020) entre outros, confirmam a formação da identidade e a educação como resistência, tema tão caro aos estudos dos Direitos Humanos de povos indígenas.

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Biografia do Autor

Maria Angelita da Silva, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Brasil

Doutora em Educação e professora do Instituto de Natureza e Cultura da Ufam. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura, Ciência e Linguagem na Floresta e na Fronteira (GEPFF).

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEM.

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Publicado

2022-04-19

Como Citar

SILVA, Maria Angelita da; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Memória e identidade na Educação Xetá: um desafio à resistência e existência: . Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 277–303, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/18966. Acesso em: 5 out. 2024.