O tiro no gavião: Tempo e realidade mítico-musical

Autores

  • Guilherme Werlang da Fonseca Costa do Couto Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Mitologia. música.

Resumo

Neste artigo hipotetizo que, para certos povos amazônicos, a música possui maior densidade epistemológica que a de um signo da linguística estrutural, que a de uma designação arbitrária de algo que é outrem de si, que a de um símbolo saussuriano que lhe está alhures: uma alegoria.

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Biografia do Autor

Guilherme Werlang da Fonseca Costa do Couto, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) com aperfeiçoamento em Violão pela Guildhall School of Music & Drama (1994). Doutor em Música Ameríndia pela University of St. Andrews (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência de pesquisa em área indígena, com ênfase na Amazônia. Atua em torno dos seguintes temas: arte e música, etnografia e etnologia, musicologia e mitologia.

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Publicado

2014-01-09

Como Citar

COUTO, Guilherme Werlang da Fonseca Costa do. O tiro no gavião: Tempo e realidade mítico-musical. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 11–25, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/11685. Acesso em: 21 nov. 2024.