"É como festa dos Gojánéhj, só que é diferente": as danças na igreja dos Ikólóéhj Gavião de Rondônia

Autores

  • Lediane Fani Felzke Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v20i2.10749

Palavras-chave:

povo ikólóéhj gavião. igreja evangélica gavião. festas.

Resumo

O povo Ikólóéhj Gavião, grupo tupi residente na região central do estado de Rondônia, passou a conviver com agentes da Missão Novas Tribos do Brasil desde 1965. Nos primeiros quarenta anos de atividade missionária, as cerimônias religiosas eram estruturadas de acordo com o costume dos brancos e a adesão à igreja limitava-se a poucas famílias. Rituais de pajelança e festas ancestrais com a bebida fermentada continuavam existindo. Em 2006, aproximadamente, os indígenas decidiram levar as danças para o templo durante os cultos festivos, como os de Natal. Tal decisão provocou uma inflexão na relação com a missão. A adesão à igreja passou a ser majoritária e as festas ancestrais com bebida fermentada foram abandonadas momentaneamente. Nosso objetivo neste artigo é compreender os múltiplos significados das festas da igreja para os Ikólóéhj Gavião levando-se em conta que em alguns sentidos elas são como as festas xamânicas e em outro, são diferentes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lediane Fani Felzke, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/DAN/UnB

Docente IFRO, campus Ji-Paraná

Referências

ABREU, Stela Azevedo. Aleluia: o banco de luz. UNICAMP, 1995.

ALMEIDA, Ronaldo de. “Traduções do fundamentalismo evangélico”. In: WRIGHT, Robin (org.). Transformando os deuses: Igrejas evangélicas, pentecostais e neopentecostais entre os povos indígenas no Brasil. Vol. 2. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2004.

BUTT COLSON, Audrey. “Hallelujah among the Patamona Indians”. Antropologica. N.28, 1971.

_______. “Routes of knowledge: an aspect of regional integration in the circum-Roraima area of the Guiana Highlands”. Antropologica. N.63-63, 1985. (p.103-149)

CAPIBERIBE, Artionka. “Sob o manto do cristianismo: o processo de conversões Palikur”. In: In: MONTERO, Paula (org.). Deus na aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006.

CAPIBERIBE, Artionka.Batismo de fogo: os Palikur e o cristianismo. São Paulo: Annablume, 2007.

CLOUTIER, Sophie. Une nouvelle éthique em rupture avec la tradition: la conversions des Indiens Zoró Ã l’évangelisme de la Mission Nouvelles Tribus. Département d’anthropologie. Faculté des arts et de sciences. Université de Montréal, 1988.

DIAS JUNIOR, Carlos Machado.Entrelinhas de uma rede:Entre linhas Waiwai, 2006. (Tese de doutorado).

GALLOIS, Dominique Tilkin; GRUPIONI, Luis D. “O índio na Missão Novas Tribos”. In: WRIGHT, Robin (org.). Trasformando os deuses: os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1999.

HOWARD, Catherine. “A domesticação das mercadorias: estratégias Waiwai”. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida R. Pacificando o branco: cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: UNESP,: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

HUGH-JONES, Stephen. “Shamans, prophets, priests and pastors”. Shamanism, history, and the state. p. 32-75, 1996.

LÉVI-STRAUSS, Claude. História de lince. São Paulo: Companhia da Letras, 1993[1991].

LIMA, Tânia Stolze. Um peixe olhou pra mim: o povo Yudjá e a perspectiva. São Paulo: Editora UNESP: ISA; Rio de Janeiro: NuTi, 2005.

MEYER, Julien & MOORE, Denny. “Arte verbal e música na língua Gavião de Rondônia: metodologia para estudar e documentar a fala tocada com instrumentos musicais”. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. v. 8, n. 1. Jan-Abr. Belém, 2013. p.113-128.

MORGADO, Paula. “O sentido das missões entre os Wayana e Aparai do Paru”. In: WRIGHT, Robin (org.). Transformando os deuses: os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1999.

QUEIROZ, Ruben Caixeta de. “A saga de Ewká: epidemias e evangelização entre os Waiwai”. In: WRIGHT, Robin (org.). Transformando os deuses: os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1999.

SÁEZ, Óscar Calavia; ARISI, Barbara. “La extraña visita: por una teoría de los rituales amazónicos”/The Strange Visitor: Towards a Theory on Amazonian Rituals. Revista Española de Antropología Americana. v. 43, n. 1, p. 205, 2013.

SEEGER, Anthony. Os Ãndios e nós: estudos sobre sociedades tribais brasileiras. Rio de Janeiro: Campus, 1980.

STRATHERN, Marilyn. “O conceito de sociedade está teoricamente obsoleto?” In: O efeito etnográfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.

VILAÇA, Aparecida. “Cristãos sem fé: alguns aspectos da conversão dos Wari (Pakaa Nova)”. In: WRIGHT, Robin (org.). Transformando os deuses: os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1999.

_______. “Indivíduos celestes ”“ cristianismo e parentesco em um grupo nativo da Amazônia”. Religião e Sociedade. n. 27(1): 11-23, Rio de Janeiro, 2007.

_______. “Conversão, predação e perspectiva”. Mana. Vol.14, n.1, 2008.

_______. Praying and Preying. Oakland, USA: University of California Press, 2016

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Atualização e contra-efetuação do virtual na socialidade amazônica: o processo de parentesco”.Ilha Revista de Antropologia. v. 2, n. 1, p. 5-46, 2000.

_______.”O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem”. In: A inconstância da alma selvagem ”“ e outros ensaios de antropologia.2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

WRIGHT, Robin. “O tempo de Sophie: história e cosmologia da conversão baniwa”. In: WRIGHT, Robin (org.). Transformando os deuses: os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1999.

_______.” As tradições proféticas e cosmologias “cristãs” entre os Baniwa”. In: WRIGHT, Robin (org.). Transformando os deuses: Igrejas evangélicas, pentecostais e neopentecostais entre os povos indígenas no Brasil. Vol. 2. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2004.

XAVIER, Carlos C.L. Os Koripako do Alto Içana: etnografia de um grupo indígena evangélico. Museu Nacional, Rio de Janeiro, 2013. (Tese de Doutorado).

Publicado

2017-12-30

Como Citar

FELZKE, Lediane Fani. "É como festa dos Gojánéhj, só que é diferente": as danças na igreja dos Ikólóéhj Gavião de Rondônia. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 109–128, 2017. DOI: 10.26512/interethnica.v20i2.10749. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/10749. Acesso em: 25 abr. 2024.