Nas tramas da memória:
a cronista e militante Eneida de Moraes
Resumo
O conjunto da obra de Eneida de Moraes, escritora e jornalista paraense, destaca-se um número significativo de crônicas que expressam a vinculação dessa produção à sua militância político-partidária. Com o objetivo de mostrar essa articulação, foram examinados textos extraídos dos livros que compõem a trilogia memorialista de Eneida: Cão da madrugada (1954), Aruanda (1957) e Banho de cheiro (1962). Para consolidar a análise dos conteúdos e do discurso latentes nesse corpus de estudo, o enfoque crítico foi respaldado em: bibliografia sobre mulheres, literatura, militância e relações de gênero; relatos de informantes; e peças documentais localizadas nos arquivos da Delegacia da Ordem Política e Social (DOPS/ SP) e do Superior Tribunal Militar (STM/ DF).
Downloads
Referências
ÁLVARES, Maria Luzia e Santos, Eunice Ferreira dos. “Violência e política em ‘companheiras de Aruanda’”, em Ferreira, Maria Mary (org.). Os poderes e os saberes das mulheres: a construção do gênero. São Luís-MA: EDUFMA, 2001.
APERJ. Arquivos das Polícias Políticas: reflexões de nossa história contemporânea. 2ª. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1996.
BRUSCHINI, Cristina e SORJ, Bila (orgs.). Novos olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil. São Paulo: Marco Zero, 1995.
CASTRO, Maria de Moraes Werneck. A sala 4: a primeira prisão política feminina. Rio de Janeiro: CESAC, 1988.
COSTA, Albertina de Oliveira e BRUSCHINI, Cristina (orgs.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro/São Paulo: Rosa dos Ventos/Fundação Carlos Chagas, 1992.
DERRIDA, Jaques. A escritura e a diferença. Trad. de Maria Beatriz Silva. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DUARTE, Constância Lima. “O cânone literário e a autoria feminina”, em Agui ar, Neuma (org.). Gênero e ciências humanas: desafio à s ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Ventos, 1997.
INVENTÁRIO DESPS. Delegacia Especial de Segurança Política e Social. 2ª. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2002.
MORAES, Eneida de. Cão da madrugada. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1954.
_______. Aruanda. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1957.
_______. Banho de cheiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.
_______. “Autocrítica”. A Província do Pará, Belém, 03/09/1967. 2º. cad., p. 2.
MORAES, João Quartim e Reis Filho, Daniel Aarão (orgs.). História do marxismo no Brasil: o impacto das revoluções. v. 1. 2ª. ed. Campinas: Unicamp, 2003.
RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro: Record, 1975.
RANCIÉRE. Política da escrita. Rio de Janeiro: Edições 34, 1995.
SANTOS, Eunice Ferreira dos. O documentário social em Cão da madrugada: o caos e o cosmos. Dissertação de Mestrado. Centro de Letras da Universidade Federal do Pará, Belém, 1994.
_______. Eneida de Moraes: militância e memória. Tese de Doutorado. Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2004.
VIANNA, Lúcia Helena. “Mulheres revolucionárias de 30”. Gênero, v. 2, nº. 2. Niterói, 2002, pp. 27-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.