Nas tramas da memória:
a cronista e militante Eneida de Moraes
Abstract
O conjunto da obra de Eneida de Moraes, escritora e jornalista paraense, destaca-se um número significativo de crônicas que expressam a vinculação dessa produção à sua militância político-partidária. Com o objetivo de mostrar essa articulação, foram examinados textos extraídos dos livros que compõem a trilogia memorialista de Eneida: Cão da madrugada (1954), Aruanda (1957) e Banho de cheiro (1962). Para consolidar a análise dos conteúdos e do discurso latentes nesse corpus de estudo, o enfoque crítico foi respaldado em: bibliografia sobre mulheres, literatura, militância e relações de gênero; relatos de informantes; e peças documentais localizadas nos arquivos da Delegacia da Ordem Política e Social (DOPS/ SP) e do Superior Tribunal Militar (STM/ DF).
Downloads
References
ÁLVARES, Maria Luzia e Santos, Eunice Ferreira dos. “Violência e política em ‘companheiras de Aruanda’”, em Ferreira, Maria Mary (org.). Os poderes e os saberes das mulheres: a construção do gênero. São Luís-MA: EDUFMA, 2001.
APERJ. Arquivos das Polícias Políticas: reflexões de nossa história contemporânea. 2ª. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1996.
BRUSCHINI, Cristina e SORJ, Bila (orgs.). Novos olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil. São Paulo: Marco Zero, 1995.
CASTRO, Maria de Moraes Werneck. A sala 4: a primeira prisão política feminina. Rio de Janeiro: CESAC, 1988.
COSTA, Albertina de Oliveira e BRUSCHINI, Cristina (orgs.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro/São Paulo: Rosa dos Ventos/Fundação Carlos Chagas, 1992.
DERRIDA, Jaques. A escritura e a diferença. Trad. de Maria Beatriz Silva. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DUARTE, Constância Lima. “O cânone literário e a autoria feminina”, em Agui ar, Neuma (org.). Gênero e ciências humanas: desafio à s ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Ventos, 1997.
INVENTÁRIO DESPS. Delegacia Especial de Segurança Política e Social. 2ª. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2002.
MORAES, Eneida de. Cão da madrugada. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1954.
_______. Aruanda. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1957.
_______. Banho de cheiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.
_______. “Autocrítica”. A Província do Pará, Belém, 03/09/1967. 2º. cad., p. 2.
MORAES, João Quartim e Reis Filho, Daniel Aarão (orgs.). História do marxismo no Brasil: o impacto das revoluções. v. 1. 2ª. ed. Campinas: Unicamp, 2003.
RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro: Record, 1975.
RANCIÉRE. Política da escrita. Rio de Janeiro: Edições 34, 1995.
SANTOS, Eunice Ferreira dos. O documentário social em Cão da madrugada: o caos e o cosmos. Dissertação de Mestrado. Centro de Letras da Universidade Federal do Pará, Belém, 1994.
_______. Eneida de Moraes: militância e memória. Tese de Doutorado. Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2004.
VIANNA, Lúcia Helena. “Mulheres revolucionárias de 30”. Gênero, v. 2, nº. 2. Niterói, 2002, pp. 27-34.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.