Gêneros indefinidos e corpos inadequados revelam ideal feminino inatingível, em Deixei ele lá e vim, de Elvira Vigna
Resumo
Esse trabalho analisa a representação dos corpos na construção da identidade feminina no romance policial Deixei ele lá e vim, de Elvira Vigna. A falta de adequação física das personagens ao modelo ideal de corpo é diretamente relacionada ao fracasso, Ã exclusão social e até Ã morte. O afogamento de Dô é emblemático do conflito gerado pela distância entre a realidade dos corpos femininos e a impossível utopia da mulher moderna. A imposição de um padrão ideal é revelada como uma violência simbólica, que resulta em doenças, disfunções e nos mais diversos tipos de sofrimento físico e psicológico.
Downloads
Referências
BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1999.
BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of sex. New York: Routledge, 1998.
_______. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
_______. Undoing gender. New York: Routledge, 2004.
DALCASTAGNÈ, Regina. “Vozes nas sombras: representação e legitimidade na narrativa contemporânea”, em _______ (org.). Ver e imaginar o outro: alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Horizonte, 2008.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
JAGOSE, Annamarie. Queer theory: an introduction. New York: New York University Press, 1996.
VIGNA, Elvira. Deixei ele lá e vim. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.