Considerações sobre a dramaturgia nacional-popular:
do projeto a uma tentativa de análise
Resumo
Este artigo parte da revisão do projeto nacional-popular, desenvolvido na dramaturgia brasileira entre as décadas de 1950-1970, que teve como centro gerador o Teatro de Arena de São Paulo. Essa revisão é feita considerando-se as diferentes acepções e interpretações em torno do “nacionalpopular”, no campo da crítica de dramaturgia/teatro, a partir do conceito cunhado pelo filósofo italiano Antonio Gramsci até a sua ampliação enquanto categoria de análise. Considera-se, para fins de análise, uma peça da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho, As Velhas (1975), demonstrando-se como essa autora tem vínculos com a dramaturgia nacional-popular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.