Diálogo entre literatura e cinema nos anos 70:
de Aluísio Azevedo a Francisco Ramalho Júnior
Resumo
Procura-se aqui analisar a adaptação para o cinema do romance O cortiço, realizada por Francisco Ramalho Júnior, na década de 70, com o objetivo de evidenciar a permanência de imagens pré-determinantes do lugar e do papel de grupos minoritários na construção simbólica da nação brasileira ”“ plasmadas 87 anos antes por Aluísio Azevedo ”“ as quais colaboram para reforçar a exclusão dos diferentes.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. Trad. de Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Ática, 1983.
ARGOS Filmes do Brasil Ltda. O Cortiço (Press Book), 1978.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1998.
BALIBAR, Etienne. e WALLERSTEIN, Immanuel. Race, nation, classe: les identités ambigues. Paris: La Découverte/Poche, 1997.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
FERREIRA, Jairo. “A esperança no bico do periquito”. Folha de São Paulo, 04.06.80
HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
KAPLAN, Ann E. A mulher e o cinema: os dois lados da câmera. Trad. de Helen Márcia Potter Pessoa. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
LAURETIS, Teresa de. “A tecnologia do gênero”, em HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Trad. de Suzana Funck. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999.
OLIVEIRA, Marinyze Prates de. Um olho na câmera, outro na página: cinema, literatura e nacionalidade. Salvador, 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
QUEIROZ JUNIOR, Teófilo de. Preconceito de cor e a mulata na literatura brasileira. São Paulo: Ática, 1982.
RAMOS, Fernão e MIRANDA, Luiz Felipe (Org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2000.
ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
RODRIGUES, João Carlos. O negro brasileiro e o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1988.
ROUANET. Maria Helena (Org.). Nacionalidade em questão. Rio de Janeiro: UERJ, 1997.
SANT’ANNA. Afonso Romano de. Análise estrutural de romances brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1977.
SCWARCZ, Lilia. Raça e diversidade. São Paulo: EDUSP, 1996.
STAM, Robert e SHOHAT, Ella. “Estereótipo, realismo e representação racial”. Imagens, UNICAMP, nº. 5, ago/dez 1995, pp. 70-84.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.