Sobre a Revista
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é um periódico científico quadrimestral do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. A revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artísticas. Seu conteúdo destina-se, em especial, a pesquisadores, professores e estudantes interessados em literatura brasileira contemporânea.
Breve histórico
A ELBC começou a ser veiculada em 1999. Em 2010 todas as edições do periódico passaram a ser disponibilizadas também on-line. A partir do número 40, a versão impressa foi descontinuada e a revista passou a ser acessada unicamente no formato eletrônico. Em 2016 a revista passou a ser quadrimestral e, em 2021 adotou a modalidade de publicação contínua.
A ELBC é o único periódico no país voltado exclusivamente para a literatura brasileira contemporânea. Desde sua criação até 2021, foi dirigida pela profa. Regina Dalcastagnè (UnB) e, atualmente, os professores Paulo Thomaz (UnB) e Rejane Pivetta (UFRGS) atuam como editores-gerais da revista.
Conformidade com o Acesso Aberto e a Ciência Aberta
A ELBC segue o modelo Gold Open Access.
Os interessados podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, bem como utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir necessidade de permissão prévia dos editores ou autores. Ao utilizar o material da revista, deve ser citada a fonte com a referência da publicação na ELBC.
Com o objetivo de facilitar a avaliação do manuscrito e, uma vez aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas, a ELBC recomenda a disponibilização de todos os conteúdos (tais como dados e informações coletadas, códigos de programa entre outros) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação.
Quando não forem incluídos como parte do manuscrito submetido, os conteúdos subjacentes citados no artigo devem estar depositados em repositórios de acesso aberto. Os dados citados precisam ser referenciados no artigo juntamente com as referências bibliográficas, indicando-se o endereço de localização do/s arquivo/s no repositório, se for o caso.
Para garantir a acessibilidade e a reutilização dos dados, recomenda-se que estes sejam disponibilizados em um formato de arquivo aberto (por exemplo, planilhas abertas em vez de PDF).
No caso de dados restritos por questões legais e/ou éticas, deve-se informar no artigo o motivo da restrição e o contato do/a pessoa ou grupo responsável por disponibilizar a informação mediante solicitação.
No que se refere a promover a transparência do processo de avaliação, autores e pareceristas serão consultados se concordam com a publicação dos pareceres de aprovação do manuscrito e se aceitam interagir para eventuais sugestões de ajustes.
No processo de submissão, os autores deverão informar na folha de rosto a ser submetida com o manuscrito sobre a conformidade do trabalho com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.
Ética na Publicação
A ELBC tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).
Os autores devem observar a Resolução CNS nº 674/2022, no que se refere à necessidade ou não de apreciação pelo Sistema CEP/Conep. Estudos que envolvam direta ou indiretamente seres humanos e não se enquadrem nas situações de dispensa previstas no art. 26 da referida Resolução devem informar no manuscrito o número do protocolo e a data da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa.
Foco e Escopo
A ELBC tem como foco fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artísticas. Seu conteúdo destina-se, em especial, a pesquisadores, professores e estudantes interessados em literatura brasileira contemporânea.
O periódico possui três seções fixas distintas:
- seção temática: artigos a respeito de um tema relevante na área definido previamente e divulgado em chamadas específicas;
- seção de tema livre: artigos sobre temas diversos relacionados ao foco da revista; e
- seção de resenhas.
As colaborações para a seção de tema livre e a de resenhas são recebidas em fluxo contínuo.
Preservação digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
A ELBC é preservada pela Rede Cariniana e utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
POLÍTICA EDITORIAL
Preprints
Em consonância com os princípios da ciência aberta, a ELBC também recebe preprints, ou seja, manuscritos de artigos científicos concluídos, não avaliado por pares e não publicados, que são depositados previamente em repositórios de acesso aberto.
O uso dos preprints é uma opção e escolha dos(as) autores(as). Os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos.
A revista recebe preprints arquivados nos seguintes servidores: Scielo, CORE (MLA), Zenodo, Preprints.org e SocArXiv. Outros repositórios poderão ser considerados mediante análise e aprovação por parte do núcleo editorial.
As informações relativas a preprints deverão ser informadas na folha de rosto, que deverá acompanhar o manuscrito no sistema de submissão.
Processo de Avaliação por Pares
As colaborações submetidas à ELBC são avaliadas, primeiramente, quanto ao seu caráter científico e seu alinhamento em relação às diretrizes aos autores, ao foco e escopo do periódico, bem como a conformidade aos princípios da ciência aberta adotados pela revista. Caso seja verificada a adequação, a avaliação segue as seguintes etapas:
1) Avaliação técnica: realizada por editores do Núcleo Editorial da revista, tem a finalidade de avaliar o interesse do artigo para a revista e seu potencial de publicação.
2) Avaliação ad hoc: avaliação externa, realizada no sistema duplo-cego (não se aplica aos preprints), por especialistas designados em função do tema do artigo. Esta etapa considera, primordialmente, os seguintes aspectos:
- importância do problema
- contribuição aos estudos da área
- atualidade do tema
- originalidade do conteúdo
- domínio do contexto da discussão
- fundamentação teórica
- clareza de objetivos
- coerência e pertinência da argumentação
- estrutura e organização do texto
- linguagem e qualidade da redação
- relação entre o resumo e o artigo
- adequação de palavras-chave
- consistência da bibliografia utilizada
- atualidade da bibliografia utilizada
3) Avaliação final: os editores de seção, a partir das considerações feitas pelos pareceristas (no mínimo dois, podendo ser mais, em caso de controvérsia), verificam a fidelidade do parecer em relação ao artigo proposto e encaminham o resultado dessa avaliação à Comissão Editorial para avaliação final. Por fim, a Comissão Editorial, representada pelos editores, editores-gerais e organizadores (no caso de dossiês) delibera a respeito da publicação do artigo. O resultado final da avaliação do artigo poderá ser: aprovar, aprovar com ajustes, requer revisão para reavaliação/ressumbissão ou rejeitar.
Prazos
O processo de avaliação até a decisão final quanto à publicação dura em média 6 (seis) meses, a depender do volume de artigos em avaliação e da disponibilidade de pareceristas. A revista cuida para que o prazo máximo entre a submissão e a publicação não ultrapasse doze (12) meses.
Abertura na avaliação por pares
Entre as práticas adotadas pelo movimento de ciência aberta está a transparência na avaliação por pares. Desse modo, na publicação dos artigos aprovados, a ELBC informados os editores responsáveis pela avaliação.
Adicionalmente, os autores também poderão optar pelos meios de abertura a seguir.
- publicação dos pareceres de aprovação juntamente com o manuscrito
- interação diretamente com pareceristas para ajustes no manuscrito
A opção deverá ser informada pelos autores na folha de rosto, que acompanha o manuscrito no sistema de submissão.
Dados Abertos
A transparência e abertura dos processos e do conteúdo das pesquisas é essencial para permitir a avaliação, validação e a reprodutibilidade dos resultados assim como para garantir a preservação e possibilitar a reutilização dos dados, códigos e materiais coletados e utilizados na concepção, realização e comunicação das pesquisas publicadas.
Nesse sentido, a metodologia de coleta e manipulação dos dados deve ser informada com clareza no artigo. Os autores também são responsáveis pelo armazenamento, preservação e acesso aos dados utilizados na pesquisa. Quando não forem incluídos como parte do manuscrito submetido, os dados, códigos e materiais citados no artigo devem estar depositados em repositórios de acesso aberto, tais como SciELO Data, Dataverse, DataHub, Figshare, Dryad e Zenodo, entre outros.
Recomenda-se aos/às autores/as que promovam a acessibilidade e a reutilização dos dados, disponibilizando em um formato de arquivo que permita extrair os dados com facilidade (por exemplo, planilhas abertas em vez de PDF).
No caso de dados restritos, deve-se informar no artigo o motivo da restrição e o contato do/a pessoa ou grupo responsável por disponibilizar a informação mediante solicitação.
Os dados citados precisam ser referenciados no artigo juntamente com as referências bibliográficas, indicando-se o endereço de localização do/s arquivo/s no repositório, se for o caso.
Todos os dados, códigos e materiais subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa devem ser adequadamente citados no texto e incluídos na lista de referências, indicando-se o endereço de localização do/s arquivo/s no repositório, preferivelmente com um identificador persistente como o DOI. O artigo não será publicado até que as citações sejam adequadas e as referências estejam em conformidade com o exemplo a seguir.
WILKENS, Matthew, Replication Data for: "Too isolated, too insular": American Literature and the World. [dataset], Harvard Dataverse, versão 1, 2021. https://doi.org/10.7910/DVN/XXN1UE |
- Para mais informações sobre esse quesito, acesse o Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO.
Cobrança de Taxas
A ELBC não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão, processamento ou publicação dos trabalhos.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
Os editores investirão esforços na prevenção de más-práticas e comportamentos antiéticos na publicação de artigos, não tolerando qualquer tipo de plágio.
- Ao submeterem artigos à ELBC, os autores declaram automaticamente que os conteúdos dos artigos são originais e inéditos. Declaram, ainda, que o artigo não foi publicado, completo ou incompleto, em outro periódico, ainda que em outra língua, nem foi submetido a outro periódico simultaneamente. Além disso, comprometem-se também a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho (publicado, em avaliação ou em editoração) e a colaborar com os editores para que seja feita a devida retratação ou correção do artigo.
- Os editores e pareceristas comprometem-se a avaliar os trabalhos submetidos à revista de forma objetiva e por seu conteúdo intelectual, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem geográfica ou pensamento político. Comprometem-se também a tratar de forma confidencial as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado. Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros unicamente por autorização dos editores da revista.
- Quando os avaliadores identificarem que o trabalho submetido apresenta conteúdo relevante publicado anteriormente – pelo autor ou por terceiros, quer sejam afirmações, argumentos ou reprodução de trechos –, devem informar diretamente aos editores e os autores deverão providenciar que tais conteúdos venham sempre acompanhados da respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro periódico, os avaliadores devem alertar os editores de que o artigo fere os princípios éticos da revista.
- Quaisquer desvios e outros casos não previstos nessa declaração devem ser informados aos editores-gerais do periódico, que tomarão as providências cabíveis para sanar o problema apresentado.
Os casos de plágio ou similaridade serão tratados de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE). Por exemplo, a depender da gravidade da ocorrência, em caso de suspeita de plágio ou duplicidade, os autores serão contatados e a revista poderá solicitar correções ou até mesmo rejeitar a publicação. Caso a detecção de irregularidades ocorra após a publicação, os editores tomarão as providências cabíveis visando a publicação de uma errata ou uma retratação, conforme o caso.
Política sobre Conflito de Interesses
Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, os autores devem informá-lo na folha de rosto a ser anexada à plataforma de submissão juntamente com o manuscrito. Caso o manuscrito seja aprovado, a declaração sobre o conflito de interesses será publicada no trabalho.
Os pareceristas e editores envolvidos na avaliação também deverão declarar se possuem algum conflito de interesse em relação ao manuscrito ou seus autores, tais como: atuar ou ter atuado na mesma instituição do(s) autor(es); ter histórico recente de colaboração ou de publicação com um do(s) autor(es); ter relação pessoal com o(s) autor(es), entre outros.
Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade
Os manuscritos aprovados são analisados por meio do software CopySpider antes da publicação para detecção de plágio.
A revista também poderá fazer uso de ferramentas para detecção de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA), tais como ZeroGPT, entre outras.
As ferramentas de IA podem ser utilizadas de modo ético, limitando seu uso, por exemplo, a questões básicas, tais como revisão e melhoria da redação. Não se recomenda a utilização de IA para análises e reflexões, as quais devem ser autorais. Os autores devem informar no manuscrito caso tenham utilizado IA e serão integralmente responsáveis pelo conteúdo apresentado.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial da ELBC, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). A ELBC também observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
As diretrizes da SAGER visam promover o relato sistemático de sexo e gênero nas pesquisas. Para tanto, fornecem aos pesquisadores e autores uma ferramenta para padronizar o relato de sexo e gênero em publicações científicas, sempre que apropriado. Elas também são destinadas a avaliadores e editores, como instrumento na avaliação de manuscritos e como veículo para aumentar a conscientização entre autores e revisores. Reconhecemos que nem todos os itens incluídos nas diretrizes SAGER são aplicáveis a todo tipo de estudo. Por esta razão, a SAGER encoraja os autores, editores e revisores a considerarem se o sexo e o gênero são relevantes para o tema do estudo e, portanto, a seguirem essas diretrizes, sempre que aplicável.
Acesse na íntegra as diretrizes SAGER em inglês e português.
O quadro abaixo sistematiza as principais recomendações.
Quadro 1 – Diretrizes para equidade de sexo e gênero na pesquisa (SAGER)
Comitê de Ética
No caso de trabalhos decorrentes de pesquisa envolvendo seres humanos ou dados sensíveis que não se enquadre nas situações de dispensa previstas no art. 26 da Resolução CNS n.º 674/2022 , no momento de submissão, os autores devem anexar no sistema juntamente com o manuscrito uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
Direitos Autorais
Autores que publicam na ELBC concordam com os seguintes termos:
- a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY)o que permite o compartilhamento e reutilização do trabalho, com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais, páginas pessoais e redes sociais) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Pede-se sempre incluir a citação completa à versão publicada originalmente no site da revista.
- d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
- e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Todo o conteúdo publicado no site ELBC, exceto quando especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution License (CC-BY), o que permite aos seus usuários compartilhar e adaptar o material sem restrições, desde que atribuído o devido crédito e indicadas as eventuais alterações realizadas.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e responsabilizam-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A ELBC se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa nos originais, tais como alterações de ordem ortográfica e gramatical em atendimento à norma culta da língua, bem como ajustes de forma relacionados ao padrão editorial do periódico.
Patrocinadores e Agências de Fomento
Atualmente, as edições da ELBC estão sendo mantidas com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada CNPq nº 12/2022 - Programa Editorial.