Verdade, ficção e memórias da violência na narrativa de Valêncio Xavier
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100011Resumen
Este artigo propõe (re)pensar o conjunto da obra Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (2006), a partir de alguns dos sete contos que compõem esta publicação. Tomando a narrativa como ponto de partida, serão apontados rastros de memórias de uma violência social sistêmica, vendável, marcados pela pobreza, exploração e miséria humana. A proposta parte também da tentativa de recuperar e problematizar alguns aspectos da complexa discussão teórica que se estabelece entre a literatura, a história e a escrita do vivido. A reflexão passa pela finalidade da construção de conhecimentos que fundamentem o trabalho com a dimensão histórica de textos literários, procurando apontar para uma possível dissolução das fronteiras rígidas e binárias que por vezes se estabelecem entre esses campos do saber.Descargas
Citas
BARTHES, Roland (1984). A câmera clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
DEBORD, Guy (1997). A sociedade do espetáculo. 2. ed. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto.
DERRIDA, Jacques (2001). Posições. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica.
HEUSER, Ester Maria Dreher (2008). No rastro da filosofi a da diferença. In: Derrida & a educação. Belo Horizonte: Autêntica.
ISER, Wolfgang (1996). Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: COSTA LIMA, Luiz. Teoria da literatura em suas fontes. 1. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves. v. 2.
KLINGER, Diana Irene (2007). A escrita de si: o retorno do autor. In: Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 letras.
KOBS, Verônica Daniel (2010). A literatura, o jornal e as verdades dos fatos. Miscelânea, Assis, v. 8, p. 108-124, jul./dez.
LEHMANN, Hans-Thies (2007). Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify.
LEJEUNE, Philippe (2008). O pacto autobiográfi co. In: O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG.
LIMA, Luiz Costa (1989). A narrativa na escrita da história e da ficção. In: A aguarrás do tempo: estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco.
MIGUEL, Fernanda V. C. et al. (2011). Limiares da ficcionalidade na escrita de Valêncio Xavier. XIII CONGRESSO DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UFES: Que autor sou eu? Deslocamentos, experiências, fronteiras, Vitória. Anais... Vitória: UFES (no prelo).
NEVES, Ligia Amorim (2006). Um estudo sobre a escrita literária de Valêncio Xavier. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Maringá, v. 8, n. 1, p. 37- 46.
ROCHA, Reuben (2009). Ficção-Verdade: fronteira semiótica na montagem narrativa de Valêncio Xavier. Rumores, São Paulo, v. 1. Disponível em: <http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=152 >. Acesso em 24 fev. 2013.
SANTIAGO, Silviano (2004). O falso mentiroso: memórias. Rio de Janeiro: Rocco.
SILVA, Fernando Manuel Machado Arnaldo Pinto da (2009). Da literatura, do corpo e do corpo na literatura: Derrida, Deleuze e monstros no Renascimento. Dissertação (Mestrado em Literatura e Poéticas Comparadas) ”“ Universidade da Beira Interior.
WHITE, Hayden (1994). O texto histórico como artefato literário. In: Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Edusp.
XAVIER, Valêncio (2006). Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros. São Paulo: Companhia das Letras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a) Los (los) autores (s) conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons de Atribución-No Comercial 4.0, lo que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores (a) tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y reconocimiento publicación inicial en esta revista.
c) Los autores tienen permiso y se les anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
d) Los (as) autores (as) de los trabajos aprobados autorizan la revista a, después de la publicación, ceder su contenido para reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los (as) autores (as) asumen que los textos sometidos a la publicación son de su creación original, responsabilizándose enteramente por su contenido en caso de eventual impugnación por parte de terceros.